Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2000 - 10h08

São Januário é o nono estádio a receber a partida decisiva

Publicidade

da Folha Online

O estádio de São Januário vai receber pela primeira vez a partida decisiva do Campeonato Nacional. Fundado em 1947, o campo, no qual o Vasco manda seus jogos, será palco da final da Copa João Havelange, torneio que este ano substituiu o Campeonato Brasileiro.

Antes, apenas oito estádios, de quatro Estados, haviam sediado o último jogo da competição. O Maracanã, no Rio, que já foi o maior do mundo mas hoje tem a sua capacidade reduzida, recebeu a finalíssima nove vezes. A primeira foi justamente na estréia da competição, em 71. Quem se deu bem foi o Atlético-MG, que conquistou o título em cima do Botafogo.

A equipe mineira, no entanto, perdeu a única decisão de Brasileiro que aconteceu no Mineirão. Em 77, o time foi derrotado pelo São Paulo nos pênaltis. O São Paulo, contudo, nas três vezes que decidiu no Morumbi acabou perdendo o título. Foi assim em 81, para o Grêmio; 89, para o Vasco; e 90, para o Corinthians.

No geral, oito vezes o último jogo do Nacional foi realizado no Morumbi. Além das três edições acima, o maior estádio paulista recebeu a finalíssima em 72, 73, 93, 98 e 99.

Na capital paulista, além do Morumbi, apenas no Pacaembu já ocorreu a decisão do título brasileiro. A primeira foi 94, quando o Palmeiras foi campeão em cima do rival Corinthians. A outra aconteceu no ano seguinte, com o Botafogo sendo o campeão com um empate em 1 a 1 com o Santos.

No interior de São Paulo, dois estádios também protagonizaram o confronto decisivo. O estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, foi palco da decisão em 78 e 86. Na primeira, o Guarani foi campeão ao bater o Palmeiras. Em 86, em outra disputa paulista, a equipe campineira perdeu para o São Paulo.

O São Paulo também ficou com a taça na outra final disputada no interior do Estado. Em 91, no estádio Marcelo Stéfani, em Bragança Paulista, a equipe do Morumbi foi campeã com um empate em 0 a 0 com o Bragantino.

A partida entre Bragantino e São Paulo teve o menor público da história em uma partida decisiva do principal campeonato do país. Apenas 12.492 torcedores acompanharam o jogo. Número infinitamente inferior se comparado aos 155.253, que assistiram no Maracanã a vitória de 3 a 0 do Flamengo sobre o Santos, que garantiu o tricampeonato ao time carioca.

Além de Rio, São Paulo e Minas, somente o Rio Grande do Sul já teve o último confronto do Brasileiro acontecendo em seu Estado. Seis vezes o título foi decidido no Sul do país. Quatro vezes no Beira-Rio _75, 76, 79 e 89_, e duas no Olímpico _1982 e 96.



 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página