Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2006 - 20h04

Corinthians inicia "série de Leão" com vitória sobre o Paraná

Publicidade

da Folha Online

Em busca de nove pontos em três rodadas do Campeonato, o Corinthians começou a cumprir a meta traçada pelo técnico Emerson Leão neste sábado, quando derrotou o Paraná Clube por 1 a 0, no estádio do Pacaembu.

Segundo o treinador, o time só encontraria a tranqüilidade no Nacional caso vencesse os jogos contra Paraná, Vasco, na quarta-feira, em São Paulo, e Internacional, no próximo domingo, em Porto Alegre.

Tudo porque, mesmo com a invencibilidade de seis jogos, a equipe ainda não conseguiu afastar o perigo do rebaixamento.

Com a vitória diante o Paraná, o Corinthians chegou a 30 pontos, apenas três a mais que a Ponte Preta, que está no grupo do descenso.

O resultado serviu para comprovar a eficácia defensiva dos paulistas, que terminou seu quarto confronto seguido no torneio sem sofrer gols. Desde que Leão chegou ao Corinthians, há dez jogos, o time só foi vazado em três duelos.

Em compensação, sob o comando do treinador, o ataque da equipe apresenta um desempenho pífio: dez gols, média de um tento por partida, o que explica o alto número de triunfos por 1 a 0 no período --esta foi a quinta vez que a equipe chegou a este placar.

A partida de foi marcada também pelo poder de decisão de Amoroso e Magrão. O atacante deu um belo passe de letra para o volante marcar o único tento da partida.

Já o outro contratado corintiano para a seqüência do Nacional, o lateral-esquerdo César, cumpriu suspensão, assim como Eduardo Ratinho e Rafael Moura, que foram substituídos por Edson, Gustavo Nery e Nadson.

O Paraná, que foi um dos destaques do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, permanece com 34 pontos e vê a zona de classificação para a Libertadores se distanciar. Na quarta-feira, busca a recuperação no torneio diante do Fortaleza, em casa.

O jogo

Em busca de mais uma vitória e de tranqüilidade, o Corinthians iniciou a partida em seu campo de ataque e tentando pressionar o seu adversário.

Aos 11min, o time paulista teve a primeira chance de abrir o marcador, quando Amoroso ganhou da defesa paranista em uma cobrança de escanteio e cabeceou por cima do gol de Flávio.

Dez minutos depois, o atacante corintiano desperdiçou outra ótima oportunidade. Após cruzamento rasteiro da direita, Amoroso não conseguiu empurrar a bola para o gol e chutou para fora.

Aos poucos, no entanto, o ânimo da equipe de Leão diminuiu, o que permitiu o crescimento do Paraná, que levou perigo a Marcelo aos 44min, quando Leonardo recebeu cruzamento da esquerda e chutou na trave.

Buscando aumentar a mobilidade do ataque, o Corinthians entrou na etapa final com Ramon no lugar de Nadson. Com mais velocidade, a equipe não demorou para marcar.

Logo aos 4min, Amoroso aproveitou uma confusão na área paranista para tocar de letra para Magrão. O jogador bateu forte e fez o seu segundo gol com a camisa corintiana.

Após o gol, os paulistas continuaram superiores na partida e só não aumentaram o marcador aos 15min porque Flávio fez bonita defesa em cobrança de falta de Roger.

Atrás no placar, o Paraná adiantou sua marcação e reequilibrou o jogo, passando a arriscar mais ações ofensivas, que, entretanto, não levavam perigo à meta de Marcelo.

A melhora paranista levou Leão a sacar Roger para colocar Marcus Vinícius, fazendo o Corinthians voltara a atuar com três zagueiros --esquema utilizado pelo treinador em suas primeiras partidas como comandante dos paulistas.

Aos 36min, o time corintiano chegou a ampliar com Amoroso, que passou pelo goleiro paranista. No entanto o tento foi anulado devido a um impedimento inexistente.

Um minuto depois, o Corinthians desperdiçou uma grande chance de marcar o seu segundo gol, quando Renato ficou sozinho na frente de Flávio, mas chutou em cima do goleiro do Paraná. No rebote, o meio-campista ainda tocou para Amoroso, que não conseguiu a finalização.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Corinthians
  • Leia cobertura completa do Campeonato Brasileiro-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página