Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2006 - 22h36

Santos vence clássico contra Corinthians e assume 3º posto no Nacional

Publicidade

da Folha Online

O Santos venceu o Corinthians por 3 a 0 no estádio do Pacaembu, nesta quinta-feira, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, e assumiu a terceira colocação da competição.

Agora o time da Baixada chegou a 46 pontos, sete a menos do que o líder São Paulo. O Corinthians segue com 32 pontos, apenas dois acima da Ponte Preta, time que está na zona de rebaixamento.

E, com a derrota, o time da capital segue sem vencer clássicos na temporada. Com o jogo de hoje, a equipe jogou oito partidas contra seus arqui-rivais --que incluem também Palmeiras e São Paulo-- e tem seis derrotas e dois empates.

Já o Santos somou no mesmo número de jogos sete vitórias e uma derrota. No Campeonato Brasileiro a equipe da Baixada venceu todos os cinco clássicos que jogou.

No jogo desta quinta-feira, o técnico do Corinthians, Emerson Leão, tentou corrigir o setor ofensivo da equipe, que iniciou a rodada como o pior ataque do Brasileiro, com 25 gols, apostando em um esquema tático 3-6-1.

Na defesa, Marinho teve a companhia de Marquinhos e Marcus Vinícius na zaga, enquanto Amoroso atuou isolado na frente.

No Santos, a novidade foi a presença do volante Maldonado, liberado pela Federação Chilena de Futebol. "É sempre bom poder participar de um jogo importante como esse", disse o jogador.

O time do técnico Vanderlei Luxemburgo ainda teve a baixa do goleiro Fábio Costa logo aos 6min de jogo --ele caiu de mau jeito ao tentar interceptar um cruzamento em uma cobrança de falta e será avaliado nesta sexta.

O jogo

A partida começou muito equilibrada e movimentada. O Corinthians criou a primeira boa chance aos 12min, quando, após jogada pela esquerda, a bola sobrou dentro da área para Roger finalizar em cima da zaga; Magrão pegou o rebote mas chutou novamente em cima dos defensores adversários.

O Santos respondeu um minuto depois. Zé Roberto recebeu lançamento na área corintiana, mas César chegou para fazer o corte pouco antes da finalização do meio-campista.

Depois disso, o time do Parque São Jorge esteve melhor em campo e voltou a chegar bem aos 15min, quando Rosinei recebeu bola na direita e chutou forte, mas o goleiro Felipe fez bela defesa.

Em nova chegada corintiana, aos 19min, Amoroso fez bela jogada e ajeitou para Rosinei, que chegava pelo meio, invadir a área e, livre, chutar para fora.

Com dificuldades em campo, o Santos apostava em jogadas de bola parada. Aos 22min, após cobrança de falta, Rodrigo Tiuí cabeceou e o goleiro Marcelo se esticou para fazer boa defesa.

Mas o time da Baixada conseguiu abrir o marcador em uma cobrança de falta. Aos 41min, Kléber cobrou no ângulo esquerdo de Marcelo e fez um belo gol: 1 a 0.

Após o gol, o técnico corintiano Emerson Leão foi expulso por reclamar com o árbitro Wilson Luiz Seneme de que o lance que gerou o gol não teria sido falta.

Na segunda etapa, o Corinthians, com postura mais ofensiva, quase marcou aos 14min. Marcelo Mattos chutou forte de fora da área e o goleiro Felipe fez grande intervenção.

Na busca do gol de empate, Leão tirou o zagueiro Marquinhos e o meia Renato, colocando em campo Ramón e Rafael Moura. O time do Parque São Jorge passou a exercer uma pressão ainda maior e quase empatou aos 27min, mas Magrão chutou fraco bola que sobrou dentro da grande área.

No momento em que era sufocado, o Santos conseguiu seu segundo gol. Aos 34min, Kléber passou para Zé Roberto na esquerda, que ajeitou para Leandro chutar forte de fora da área: 2 a 0.

O time da Vila Belmiro definiu a partida dois minutos depois. Rodrigo Tabata fez bela jogada pelo meio e deixou Zé Roberto livre; o meia deu um leve toque para fazer o terceiro gol. Zé Roberto, que já tinha cartão amarelo, foi expulso na comemoração do gol.

O Corinthians também perdeu um jogador aos 38min, quando Magrão fez falta violenta no campo de defesa e foi expulso.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Corinthians
  • Leia o que já foi publicado sobre o Santos
  • Leia cobertura completa do Campeonato Brasileiro-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página