Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2006 - 12h20

Kelly Slater conquista seu oitavo título mundial de surfe

Publicidade

da Folha Online

Lenda viva do esporte, o norte-americano Kelly Slater, 34, consolidou ainda mais seu nome como o mais importante da história do surfe ao conquistar nesta sexta-feira seu oitavo título mundial, na etapa de Mundaka, na Espanha, do WCT (World Championship Tour).

Slater garantiu o título do circuito ao derrotar o compatriota Joel Parkinson nas semifinais. Ele também foi beneficiado pela derrota do australiano Taj Burrow, que poderia lhe tirar a coroa da temporada, nas quartas-de-final. Na decisão da etapa, Slater acabou perdendo para o também norte-americano Bobby Martinez.

Restam ainda dois eventos para o fim da temporada, a etapa do Brasil, que deverá ser disputada em Imbituba (SC), a partir do dia 30 de outubro, e a etapa do Havaí (Pipeline), em dezembro.

História

Em 1992, aos 20 anos, Slater conquistou seu primeiro título mundial e inaugurou uma nova era no circuito profissional, em que ele era o protagonista. Porém, em 1999, ele anunciou aposentadoria. Estava cansado das competições e queria tocar projetos pessoais. Deixava as ondas com o domínio total dos anos 90 (vencera em 92 e de 94 a 98).

Além do sucesso no mar, Slater tinha virado mania fora dele. Inspirou jogo de videogame, foi personagem de seriado de TV e namorou a atriz Pamela Anderson.

Em 2002, voltou discretamente ao circuito, mais aí viu surgir Andy Irons, que levou a melhor sobre ele em três anos seguidos. No ano passado, voltou a ser coroado campeão mundial, no Brasil. Aos 33 anos, se tornou na ocasião o mais velho atleta a erguer a taça --ultrapassou Mark Occhilupo, que também sagrou-se campeão em 1999 com 33 anos, mas com alguns meses a menos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Kelly Slater
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página