Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2006 - 15h38

Massa vence no Brasil, e Alonso é bicampeão mundial de F-1

Publicidade

da Folha Online

Em um dia marcado pela aposentadoria do heptacampeão Michael Schumacher e pela consagração de Fernando Alonso, que conquistou o segundo título mundial de F-1, o brasileiro Felipe Massa venceu de ponta a ponta o GP do Brasil, acabando com alguns jejuns do automobilismo nacional.

Com o seu segundo triunfo no ano --antes, GP da Turquia--, Massa encerra um longo tabu de vitória brasileira em casa. A última havia ocorrido em 1993, com Ayrton Senna.

Não bastasse isso, o piloto da Ferrari também entrou para a história como o terceiro brasileiro que conseguiu fazer a pole e vencer a prova do Brasil. Antes dele, somente Emerson Fittipaldi, 1974, e Ayrton Senna, em 1991, alcançaram a marca.

A vitória de Massa, que ficou em terceiro lugar na classificação, com 80 pontos, também representou o título de Fernando Alonso, que fez a sua parte no circuito de Interlagos e agora se muda para a McLaren, escuderia que irá defender a partir de 2007.

Apesar de precisar de um simples oitavo lugar, o espanhol da Renault terminou o último GP da temporada em segundo lugar e assegurou o seu segundo título mundial da categoria.

Aproveitou o azar de seu rival Michael Schumacher no treino classificatório e na prova deste domingo para fazer uma prova tranqüila. Com isso, termina a competição, com 134 pontos, 13 a mais que o piloto da Ferrari, que fez sua última corrida como profissional.

Schumacher, que largou em 10º e ficou um bom tempo na última colocação após ter um pneu estourado, foi obrigado a fazer uma prova de recuperação e terminou na quarta posição.

Desta forma, encerra sua carreira como o maior vencedor de todos os tempos. Após 16 anos na categoria, o piloto alemão somou sete títulos mundiais, 91 vitórias e 68 poles positions.

A prova

A entrada do safety-car logo no início da corrida após uma batida de Nico Rosberg (Williams) foi boa para Michael Schumacher, que já ocupava a sexta posição e assim não se distanciava dos líderes. Porém, foi ruim para Felipe Massa, que começava a se distanciar do segundo colocado Kimi Raikkonen.

Desta forma, um possível duelo entre os dois candidatos ao título se tornava realidade. Só que a sorte mais uma vez apareceu para Alonso. Schumacher, que havia acabado de passar Giancarlo Fisichella (Renault), viu o pneu traseiro estourar --o carro do italiano tocou levemente em sua Ferrari.

A partir daí, as atenções se voltaram para o brasileiro Felipe Massa. O piloto da Ferrari teve tranqüilidade para administrar a liderança desde o início. A cada volta, ampliava sua diferença para o segundo colocado Fernando Alonso. Para se ter idéia, tinha quase 26 segundos sobre o espanhol na volta 45.

Em sua despedida, o alemão Michael Schumacher também mostrou todo o seu talento. Foi para os boxes ainda no começo da corrida, após o toque de Fisichella, e voltou na última posição. Porém, começou uma prova de recuperação.

Fez inúmeras ultrapassagens, como sobre Kimi Raikkonen no final da corrida e que lhe rendeu a heróica quarta posição em sua última corrida na carreira.

Outro brasileiro, Rubens Barrichello fez uma prova discreta. Largou em quinto e terminou em sétimo.

Classificação final da prova

1) Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1h31min53s751
2) Fernando Alonso (ESP/Renault), a 18s658
3) Jenson Button (ING/Honda), a 19s394
4) Michael Schumacher (ALE/Ferrari), a 24s094
5) Kimi Raikkonen (FIN/McLaren), a 28s503
6) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault), a 30s287
7) Rubens Barrichello (BRA/Honda), a 40s294
8) Pedro de la Rosa (ESP/McLaren), a 52s068
9) Robert Kubica (POL/BMW Sauber), a 1min07s642
10) Takuma Sato (JAP/Super Aguri), a 1 volta
11) Scott Speed (EUA/Toro Rosso), a 1 volta
12) Robert Doornbos (HOL/Red Bull), a 1 volta
13) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso), a 1 volta
14) Christijan Albers (HOL/MF1), a 1 volta
15) Tiago Monteiro (POR/MF1 Toyota), a 1 volta
16) Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri), a 2 voltas

Leia mais
  • Leia o que já foi publicado sobre Felipe Massa
  • Leia o que já foi publicado sobre Rubens Barrichello
  • Leia o que já foi publicado sobre Fernando Alonso
  • Leia o que já foi publicado sobre Michael Schumacher
  • Leia mais notícias no especial do Mundial de F-1
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página