Publicidade
Publicidade
25/10/2006
-
10h08
EDUARDO OHATA
TATIANA CUNHA
da Folha de S.Paulo
Se depender de Felipe Massa, o palco onde fez história, ao se tornar o primeiro brasileiro desde 1993 a vencer o GP Brasil, no domingo, se tornará história. O piloto da Ferrari engrossa a lista de defensores da construção de outro circuito, mais moderno, em São Paulo.
"Não dá mais para ficar tapando buraco em Interlagos. Achei ótima a idéia da construção de um novo autódromo, mais moderno", afirmou Massa, condecorado pelo presidente Lula com a ordem do mérito esportivo ontem pela manhã. "Interlagos ficou pequeno. Na F-1, o autódromo tem de ter a melhor infra-estrutura e seguir referências internacionais."
Para a SP Turis, órgão da Prefeitura de São Paulo responsável pelo GP, as declarações de Massa contribuíram em um "factóide político". O projeto foi encampado pelo ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., que apontou Guarulhos como um dos locais interessados em construir uma nova pista.
"Não podemos correr o risco de Imola, que perdeu o GP porque a pista não apresentava condições. Guarulhos mostrou interesse, e um grupo de estudos integrado por prefeitura, Ministério do Esporte, International Promotions e a detentora dos direitos de transmissão [TV Globo] analisa a situação."
O ministro sugere que os custos da construção do autódromo sejam bancados majoritariamente pela iniciativa privada, "que já tem forte presença no circuito da F-1". Porém contatos iniciais já foram feitos com pelo menos uma estatal. "Informamos o [José Sérgio] Gabrielli, presidente da Petrobras", declarou Silva Jr.
De acordo com a International Promotions, organizadora do GP Brasil, o contrato com a Prefeitura de São Paulo vai até 2009 e será cumprido até o fim.
A Prefeitura de Guarulhos trabalha com a hipótese de construção em quatro locais, que não foram divulgados. Mas adianta que todos estão localizados na região do Aeroporto Internacional de Guarulhos, de baixa densidade populacional e de fácil acesso para São Paulo.
A Prefeitura de São Paulo optou por manter a polêmica nos menores níveis possíveis. Preferiu não participar de um braço-de-ferro. "Se a prioridade de Guarulhos é a construção de um autódromo, que vai consumir R$ 120 milhões, parabéns. Precisamos ver se eles têm bala na agulha no orçamento", alfineta Caio de Carvalho, presidente da SP Turis. "Vamos apenas lembrar que a administração de Guarulhos é petista [tem à frente Eloy Pietá] e o ministro é filiado do PC do B [partido aliado do governo Lula]."
"Dá para entender por que o Massa fez essa declaração. Estava em clima de homenagem."
Segundo Carvalho, o prefeito Gilberto Kassab não lamentou a concorrência de Guarulhos.
O prefeito teria confidenciado que "a prefeitura deixaria de investir uma fortuna e o município seguiria sendo beneficiado pelos cem mil turistas que são atraídos pela F-1".
Felipe Massa embarca hoje para a Itália, onde participa do "Ferrari Day" neste final de semana, em Monza. O tradicional evento será a última aparição do alemão Michael Schumacher como piloto da Ferrari.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre Felipe Massa
Leia mais notícias no especial do Mundial de F-1
Felipe Massa defende F-1 fora de Interlagos
Publicidade
TATIANA CUNHA
da Folha de S.Paulo
Se depender de Felipe Massa, o palco onde fez história, ao se tornar o primeiro brasileiro desde 1993 a vencer o GP Brasil, no domingo, se tornará história. O piloto da Ferrari engrossa a lista de defensores da construção de outro circuito, mais moderno, em São Paulo.
"Não dá mais para ficar tapando buraco em Interlagos. Achei ótima a idéia da construção de um novo autódromo, mais moderno", afirmou Massa, condecorado pelo presidente Lula com a ordem do mérito esportivo ontem pela manhã. "Interlagos ficou pequeno. Na F-1, o autódromo tem de ter a melhor infra-estrutura e seguir referências internacionais."
Para a SP Turis, órgão da Prefeitura de São Paulo responsável pelo GP, as declarações de Massa contribuíram em um "factóide político". O projeto foi encampado pelo ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., que apontou Guarulhos como um dos locais interessados em construir uma nova pista.
"Não podemos correr o risco de Imola, que perdeu o GP porque a pista não apresentava condições. Guarulhos mostrou interesse, e um grupo de estudos integrado por prefeitura, Ministério do Esporte, International Promotions e a detentora dos direitos de transmissão [TV Globo] analisa a situação."
O ministro sugere que os custos da construção do autódromo sejam bancados majoritariamente pela iniciativa privada, "que já tem forte presença no circuito da F-1". Porém contatos iniciais já foram feitos com pelo menos uma estatal. "Informamos o [José Sérgio] Gabrielli, presidente da Petrobras", declarou Silva Jr.
De acordo com a International Promotions, organizadora do GP Brasil, o contrato com a Prefeitura de São Paulo vai até 2009 e será cumprido até o fim.
A Prefeitura de Guarulhos trabalha com a hipótese de construção em quatro locais, que não foram divulgados. Mas adianta que todos estão localizados na região do Aeroporto Internacional de Guarulhos, de baixa densidade populacional e de fácil acesso para São Paulo.
A Prefeitura de São Paulo optou por manter a polêmica nos menores níveis possíveis. Preferiu não participar de um braço-de-ferro. "Se a prioridade de Guarulhos é a construção de um autódromo, que vai consumir R$ 120 milhões, parabéns. Precisamos ver se eles têm bala na agulha no orçamento", alfineta Caio de Carvalho, presidente da SP Turis. "Vamos apenas lembrar que a administração de Guarulhos é petista [tem à frente Eloy Pietá] e o ministro é filiado do PC do B [partido aliado do governo Lula]."
"Dá para entender por que o Massa fez essa declaração. Estava em clima de homenagem."
Segundo Carvalho, o prefeito Gilberto Kassab não lamentou a concorrência de Guarulhos.
O prefeito teria confidenciado que "a prefeitura deixaria de investir uma fortuna e o município seguiria sendo beneficiado pelos cem mil turistas que são atraídos pela F-1".
Felipe Massa embarca hoje para a Itália, onde participa do "Ferrari Day" neste final de semana, em Monza. O tradicional evento será a última aparição do alemão Michael Schumacher como piloto da Ferrari.
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Guga perde processo milionário no Carf e diz que decisão é 'lamentável'
- Super Bowl tem avalanche de recordes em 2017; veja os principais
- Brady lidera maior virada da história do Super Bowl e leva Patriots à 5ª taça
- CBF quer testar uso de árbitro de vídeo no Brasileiro deste ano
- Fifa estuda usar recurso de imagem para árbitros na Copa do Mundo-18
+ Comentadas