Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/01/2001 - 12h19

Guga é proclamado campeão mundial de 2000 pela ITF

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O brasileiro Gustavo Kuerten foi proclamado pela ITF (Federação Internacional de Tênis) como campeão mundial de 2000 e tornou-se o primeiro sul-americano a ser escolhido o melhor do ano.

Kuerten tornou-se também o primeiro tenista não norte-americano a vencer o prêmio, que foi concedido pela primeira vez em 1978, desde que o sueco Stefan Edberg foi escolhido, em 1991.

A entidade justificou a escolha de Kuerten por suas conquistas na temporada passada.

O brasileiro terminou o ano como número um na Corrida dos Campeões, o novo ranking mundial, e também no ranking de entradas da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Foi a primeira vez que um sul-americano fechou o ano no topo do ranking.

Além disso, Kuerten conquistou pela primeira vez o Masters, torneio que reuniu os oito melhores tenistas do ano, e sagrou-se bicampeão de Roland Garros.

Em 2000, ele venceu ainda os torneios de Santiago, Indianápolis e Hamburgo. Kuerten também ajudou a equipe brasileira a chegar à semifinal da Copa Davis.

O tenista, que está treinando em Balneário Camboriú (Santa Catarina) ficou feliz com a eleição. ´Estou lisonjeado em ver meu nome como campeão do mundo em uma lista que só deve ter nomes de gente que já conquistou muito coisa no tênis", afirmou Kuerten.

O tenista, que embarca domingo para a Austrália, onde disputa o primeiro Grand Slam do ano, está em sua terceira semana de treinos. ´Nesta semana já começamos a pensar nas competições e falamos muito em táticas" disse Larri Passos, técnico de Kuerten.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página