Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2006 - 16h31

Para Cannavaro, Bola de Ouro é reconhecimento por Copa do Mundo

Publicidade

da Folha Online

Vencedor da Bola de Ouro-06, prêmio concedido pela revista francesa "France Football" ao melhor jogador do futebol europeu no ano, o zagueiro Fabio Cannavaro, 33, disse nesta segunda-feira que a conquista é um reconhecimento por sua boa participação na Copa do Mundo-06, quando foi decisivo na campanha que levou a seleção italiana ao tetracampeonato.

"É um reconhecimento atrasado pela vitória no Mundial", afirmou o defensor, que havia perdido a eleição de principal atleta da Copa para o meio-campista Zinedine Zidane, da vice-campeã França.

Revelado pelo Napoli, o zagueiro dedicou o troféu a todos que acompanharam o início de sua carreira e às crianças que vivem situação semelhante a que ele enfrentava em sua infância.

"Eu gostaria de mostrar esse prêmio para Nápoles, a cidade muito especial onde cresci jogando bola nas ruas. Amaria também mostrá-lo para as crianças de lá que enfrentam dificuldades", completou.

Cannavaro, que deixou a Juventus no meio do ano para defender o Real Madrid, sucede assim o meia-atacante brasileiro Ronaldinho, do Barcelona, vencedor da Bola de Ouro em 2005.

O goleiro italiano Gianluigi Buffon, da Juventus, e o atacante francês Thierry Henry, do Arsenal, ficaram respectivamente na segunda e na terceira colocações.

O defensor do Real é o quarto atleta italiano a receber o troféu francês. Antes dele, apenas Gianni Rivera, em 1969, Paolo Rossi, em 1982, e Roberto Baggio, em 1993, ficaram com o prêmio.

A Bola de Ouro, que é entregue desde 1956, já teve três brasileiros como vencedores: Ronaldo, em 1997 e 2002, Rivaldo, em 1999, e Ronaldinho, em 2005.

A edição 2006 do prêmio tinha o zagueiro Cris e o meia Juninho Pernambucano, do Lyon, além dos meias-atacantes Kaká, do Milan, e Ronaldinho como candidatos brasileiros.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bola de Ouro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página