Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2006 - 20h20

Ministro britânico diz ser a favor de drogas sociais no esporte

Publicidade

da Ansa

O ministro de Esportes do Reino Unido, Richard Caborn, disse ser a favor das chamadas drogas "sociais" ou "recreativas" e afirmou que os atletas que as consomem não deveriam sofrer punições.

Segundo Caborn, falando no Comitê da Câmara dos Comuns, o debate antidoping no esporte deveria passar pela questão de que se alguns entorpecentes "melhoram ou não a performance dos esportistas".

A polícia não deveria ter nada a ver com este assunto e deveria deixar em paz os esportistas que querem consumir drogas recreativas, acrescentou.

As denominadas drogas sociais como a maconha e a cocaína estão entre as substâncias proibidas pela Wada (Agência Mundial Antidoping).

"Esse organismo deveria deter aqueles esportistas que consomem drogas para melhorar seu rendimento físico e esportivo, porém não controlá-los se decidem consumir [drogas] para outros aspectos de sua vida", acrescentou.

"Não temos que fazer o papel de policiais dos esportistas, porém, sim, devemos regular aqueles que mentem no esporte", destacou o ministro.

Caborn confirmou a existência de um debate dentro da Wada sobre como tratar o tema do consumo de drogas com finalidades sociais.

Na Inglaterra, vários jogadores de futebol foram multados por terem consumido estes tipos de drogas. Em novembro de 2004, o ex-jogador do Chelsea Adrian Mutu recebeu uma sanção depois que seu teste antidoping deu resultado positivo indicando o consumo de cocaína.

Caborn disse no Parlamento que não apresentará uma nova lei antes dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, sobre a criminalização das drogas no esporte.

"Acreditamos que seja uma medida desproporcional e isso não é o que queremos conseguir", acrescentou.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os Jogos Olímpicos de Pequim-2008
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página