Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/01/2007 - 16h42

Maratona é o objetivo do campeão da São Silvestre no Pan-07

Publicidade

da Folha Online

Vencedor da edição 2006 da tradicional corrida de São Silvestre, o mineiro Franck Caldeira, 23, pretende disputar a maratona nos Jogos Pan-Americanos-07, no Rio de Janeiro. No entanto, não descarta participar da prova dos 10.000 m caso não obtenha bons resultados na sua primeira opção até o meio do ano.

"Se eu conseguir uma marca boa vou ficar na maratona. Se não conseguir, se tiver uma decepção, é preferível tentar os 10.000 m, que é uma prova mais curta. Se tiver que sofrer você sofre mais rápido, mas pelo menos você está mais garantido. Mas ainda não tem nada decidido", afirmou o vencedor da corrida paulista, nesta segunda-feira.

Pré-classificado para o Pan nas duas competições, Caldeira terá que escolher qual prova irá disputar nos Jogos. Dono da terceira melhor marca brasileira na maratona --2h14min06--, o mineiro deve correr duas provas da distância de 42,195 km antes da decisão definitiva.

"Ele vai correr uma maratona na Itália e depois a Maratona de Roterdã, na Holanda", disse o treinador do atleta, Henrique Viana.

Atualmente, o melhor tempo nacional na maratona pertence a Marilson Gomes dos Santos, vencedor de duas edições da São Silvestre --2003 e 2005-- e atual campeão da Maratona de Nova York, uma das mais importantes do mundo. No entanto, o atleta, dono da marca de 2h09min58, já anunciou que deve se dedicar a provas mais curtas no Pan --5.000 m e 10.000 m.

"Corri várias vezes com o Marilson e cheguei nos 2 km finais com ele. É uma seqüência, o Marilson vem trabalhando há mais de 12 anos. Ele tem 28 anos, eu, 23 anos, é uma evolução. O trabalho está sendo feito. O dele já está completo. Dou os parabéns, mas cada atleta tem sua evolução", afirmou Caldeira.

Com a desistência de Marilson, o principal adversário brasileiro do campeão da São Silvestre na maratona pan-americana seria Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e dono do segundo melhor tempo nacional na prova --2h11min36. Mesmo com o currículo do rival, Caldeira diz não temê-lo.

"Não tenho medo de competir com nenhum atleta, acho que o que vale é a preparação. Já ganhei uma vez do Vanderlei em uma prova da Unicsul, em São Paulo", completou.

Antes de iniciar sua preparação para o Pan, Caldeira dá seqüência a sua carreira neste final de semana, quando disputa a Corrida de Reis, em Cuiabá (MT).

Especial
  • Leia a cobertura completa da São Silvestre-06
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página