Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2007 - 11h00

Pan-07 classificará atletas para Pequim em 5 esportes

Publicidade

EDUARDO OHATA
ADALBERTO LEISTER FILHO
da Folha de S.Paulo

O Pan-07 distribuirá menos passaportes para os Jogos Olímpicos do que suas edições anteriores. O Pan do Rio servirá como classificatório direto para Pequim-08 só para cinco modalidades: pentatlo moderno, handebol, hipismo, pólo aquático e hóquei sobre grama.

No Pan de Winnipeg-99, seis esportes tinham a possibilidade de usar a competição continental para garantir vaga em Sydney-2000: triatlo, pólo aquático, tiro, hóquei sobre grama, hipismo e handebol.

Em Santo Domingo, classificaram para Atenas o hipismo, o handebol, o pentatlo moderno e o tiro esportivo. Hóquei sobre grama e boxe também contaram com tal possibilidade.

Algumas federações internacionais entenderam que o fato de um ano separar o Pan da Olimpíada era um período muito longo. A lógica é que, com vaga garantida, há o risco de atleta ou time se acomodar.

"[O Pan] é a nossa chance. Queremos repetir o que já fizemos em Santo Domingo, em 2003. Ou seja, ganhar o ouro e as vagas no feminino e no masculino", diz Manoel Luiz Oliveira, presidente da Confederação Brasileira e da Federação Pan-Americana de Handebol.

"Não que eu ache que se entra em quadra com o jogo ganho, mesmo porque se não conseguirmos [a classificação no Pan], aí é terrível. Não é impossível, mas fica bastante difícil."

A seleção feminina vem subindo posições e almeja disputar medalha em Pequim. No Mundial da Rússia, em 2005, o time ficou em sétimo lugar, batendo potências como a Coréia do Sul, vice-campeã olímpica.

Outras modalidades, como atletismo e natação, também serviram no Pan-03 como classificatórias para Atenas. No entanto, foi apenas uma questão de registro de índice, o que poderia ter ocorrido em outras competições.

Hélio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno, confirmou que mesmo após a separação da confederação de Desportos Terrestres, o status de classificatória direta foi mantido.

O Pan distribuirá quatro vagas no masculino e quatro vagas no feminino para Pequim. "Uma das alternativas [se não conseguirmos pelo Pan] é pela colocação no ranking mundial. Hoje é fácil estar bem na lista, mas com a proximidade da Olimpíada, vai ficando mais difícil", diz Meirelles.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Pan-2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página