Publicidade
Publicidade
05/01/2007
-
16h01
JOSÉ RICARDO LEITE
da Folha Online
O Brasil terá na edição de 2007 um número recorde de pilotos no Rali Dacar, com início neste sábado, em Lisboa (Portugal), e que terminará 16 dias depois, em Dacar, no Senegal.
No total, serão oito pilotos do país. Entre as motos, quatro competidores: Jean Azevedo e os estreantes Dimas Matos, Carlos Ambrósio e Silvio de Barros. Os carros terão Kléver Kolberg, Paulo Nobre, o Palmeirinha, além de Riamburgo Ximenes. André Azevedo será o único representante na categoria dos caminhões.
André e Kolberg farão em 2007 a sua 20º participação no rali e se consideram um pouco responsáveis pelo crescimento de pilotos brasileiros na disputa. "Essas pessoas de alguma forma se inspiraram na gente. Hoje já existe o Kléver e o André para falar como funciona o rali para aqueles que buscam informações", disse Kolberg.
"O primeiro ano [em 1988) foi muito difícil. É complicado você ir fazer uma competição dessa sem alguém que te passe as informações necessárias. Foi uma inconseqüência, nem tivemos tempo de treinar na terra e fomos mesmo assim, levando na garupa saco de dormir, remédios, ferramentas, tudo. Foi perigosíssimo", continuou.
Os pilotos dizem acreditar que atualmente são favorecidos pela tecnologia utilizada no rali. "Hoje você não tem mais uma preocupação de ficar para sempre perdido no deserto, já que, com os aparelhos oferecidos pela modernidade, rapidamente aparece alguém para te socorrer. O lado psicológico também fica melhor", disse André Azevedo.
"O mercado evoluiu bastante, e o mundo foi criando algumas facilidades que deixam a prova mais humana", disse Kolberg.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o Rali Dacar
Brasil vê recorde de pilotos no 20º ano de Kolberg e Azevedo no Dacar
Publicidade
da Folha Online
O Brasil terá na edição de 2007 um número recorde de pilotos no Rali Dacar, com início neste sábado, em Lisboa (Portugal), e que terminará 16 dias depois, em Dacar, no Senegal.
No total, serão oito pilotos do país. Entre as motos, quatro competidores: Jean Azevedo e os estreantes Dimas Matos, Carlos Ambrósio e Silvio de Barros. Os carros terão Kléver Kolberg, Paulo Nobre, o Palmeirinha, além de Riamburgo Ximenes. André Azevedo será o único representante na categoria dos caminhões.
André e Kolberg farão em 2007 a sua 20º participação no rali e se consideram um pouco responsáveis pelo crescimento de pilotos brasileiros na disputa. "Essas pessoas de alguma forma se inspiraram na gente. Hoje já existe o Kléver e o André para falar como funciona o rali para aqueles que buscam informações", disse Kolberg.
"O primeiro ano [em 1988) foi muito difícil. É complicado você ir fazer uma competição dessa sem alguém que te passe as informações necessárias. Foi uma inconseqüência, nem tivemos tempo de treinar na terra e fomos mesmo assim, levando na garupa saco de dormir, remédios, ferramentas, tudo. Foi perigosíssimo", continuou.
Os pilotos dizem acreditar que atualmente são favorecidos pela tecnologia utilizada no rali. "Hoje você não tem mais uma preocupação de ficar para sempre perdido no deserto, já que, com os aparelhos oferecidos pela modernidade, rapidamente aparece alguém para te socorrer. O lado psicológico também fica melhor", disse André Azevedo.
"O mercado evoluiu bastante, e o mundo foi criando algumas facilidades que deixam a prova mais humana", disse Kolberg.
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Guga perde processo milionário no Carf e diz que decisão é 'lamentável'
- Super Bowl tem avalanche de recordes em 2017; veja os principais
- Brady lidera maior virada da história do Super Bowl e leva Patriots à 5ª taça
- CBF quer testar uso de árbitro de vídeo no Brasileiro deste ano
- Fifa estuda usar recurso de imagem para árbitros na Copa do Mundo-18
+ Comentadas