Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2007 - 23h55

Palmeiras afasta crise, goleia e avança na Copa do Brasil

Publicidade

da Folha Online

Após cinco jogos sem vencer, o Palmeiras enfim deu uma alegria para a sua torcida. Nesta quarta-feira, afastou a crise ao golear o Operário por 5 a 0, em Cuiabá, na estréia na edição 2007 da Copa do Brasil.

O resultado não deu apenas ânimo para o elenco paulista buscar sua recuperação no Campeonato Paulista, mas também garantiu a equipe na segunda fase da competição, eliminando o jogo de volta, que seria disputado na próxima quarta-feira, no Parque Antarctica.

Para conquistar a sua primeira goleada no comando do Palmeiras, o técnico Caio Júnior contou com a volta de Valdívia, recuperado de uma contusão no nariz. O meia chileno foi responsável direto pela expulsão de dois jogadores da equipe mato-grossense ainda na primeira etapa, o que facilitou a missão palmeirense.

O destaque da partida foi o atacante paraguaio Derlis Florentín, que marcou três gols e ainda desperdiçou diversas outras chances de aumentar a sua "conta pessoal".

Embalada pelo bom resultado obtido hoje, a equipe do Parque Antarctica volta a campo sábado, quando recebe o Rio Claro pelo Campeonato Paulista, competição em que ocupa apenas a nona colocação, com 12 pontos em oito jogos.

O jogo

Precisando vencer para abafar a crise que já colocava em dúvida o trabalho do técnico Caio Júnior, o Palmeiras foi ao ataque desde o começo do jogo, com boa movimentação de Valdívia e Willian.

Logo aos 18min, a equipe paulista ficou com um jogador a mais, quando Jackson, que já tinha cartão amarelo, parou com falta contra-ataque rápido puxado pelo chileno e foi expulso.

O Palmeiras precisou de apenas três minutos para aproveitar a vantagem numérica e abrir o marcador. Em jogada pela direita, Valdívia rolou para o meio da área. Após confusão, a bola sobrou para Derlis Florentín, que girou sobre o zagueiro rival e marcou o seu primeiro gol no futebol brasileiro.

A situação do jogo ficou complicada depois que Valdívia chutou Alberone após dividida e recebeu apenas o cartão amarelo, o que causou indignação nos jogadores do Operário. Na seqüência, o agredido atleta mato-grossense deu o "troco" em uma cotovelada no chileno e foi expulso pelo árbitro Manoel Paixão dos Santos.

Com dois a mais, o Palmeiras, que não conseguia transformar em gols as suas inúmeras oportunidades, fez uma substituição ofensiva ainda no primeiro tempo. Aos 42min, Caio Júnior sacou o volante Francis e colocou mais um atacante, Cristiano.

A mudança teve impacto imediato. Logo no primeiro lance após a troca, Leandro cruzou da esquerda, Florentín desviou e a bola acertou um zagueiro do Operário antes de entrar no gol.

Pouco depois, o jovem zagueiro David, campeão sul-americano sub-20 pela seleção brasileira, aproveitou escanteio e subiu livre para, de cabeça, anotar o terceiro gol do Palmeiras.

Preocupado em poupar Valdívia e evitar novas confusões, o treinador palmeirense modificou a equipe para o segundo tempo, colocando Caio na posição que antes era ocupada pelo meio-campista estrangeiro.

Buscando ainda diminuir a diferença para disputar a partida de volta, o Operário quase marcou aos 2min da etapa final, quando o ala-esquerdo Alberto encontrou liberdade para chutar de longa distância e acertar o travessão de Marcos.

Com o placar definido, o Palmeiras abdicou da velocidade do primeiro tempo e passou a atuar com lentidão e até mesmo com um certo preciosismo --principalmente de Caio, que exagerava nas jogadas individuais e nos passes curtos.

Mesmo nesse ritmo lento, os paulistas alcançaram o quarto gol na partida aos 31min, quando Florentín ficou sozinho na frente do goleiro Júnior Negão e tocou para a meta, anotando o seu terceiro tento na partida.

O quinto gol saiu aos 36min e teve novamente Florentín como protagonista. Após cruzamento de Martinez, o paraguaio tocou de peito para Cristiano pegar de "sem pulo" e ampliar o marcador.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Palmeiras
  • Leia mais notícias no especial da Copa do Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página