Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2001 - 14h44

André Azevedo assume a liderança entre os caminhões no Paris-Dacar

Publicidade

da Folha Online

O brasileiro André Azevedo assumiu hoje a liderança geral do rali Paris-Dacar na categoria caminhões, após a nona etapa, em um trecho especial de 518 km que teve largada e chegada em El Ghallaouiya, na Mauritânia.

O brasileiro chegou na segunda posição na etapa, atrás de Karel Loprais.

Até ontem, Azevedo aparecia na terceira posição na classificação geral dos caminhões. Agora, está 1min39 à frente de seu principal adversário, o russo Vladimir Tchaguine.

"Se ainda estivéssemos na época da bússola, muita gente teria ficado no meio do caminho. Realmente estava complicado", afirmou André na chegada ao acampamento em El Ghallaouiya, montado em pleno deserto do Saara, longe de qualquer sinal de civilização.

Em substituição à bússulo, os pilotos usam hoje um aparelho denominado GPS, que recebe sinais via satélite e indica a posição geográfica.

Motos

O francês Richard Sainct recuperou a liderança da classificação geral das motos no rali Paris-Dacar, após o encerramento da nona etapa da competição, um trecho especial de 518 km em El Ghallaouiya, na Mauritânia.

A etapa é chamada de "loop" (expressão em inglês para laço, ida e volta), já que partia de El Ghallaouiya, percorria os 518 km e voltava para a mesma localidade. Hoje apenas os carros e motos competiram.

Nas motos, o vencedor foi o espanhol Isidre Esteve Pujol, com o tempo de 5h22min33s, seguido do italiano Giovanni Sala.

Com a nona colocação, Sainct superou o espanhol Jean Roma, que caiu para terceiro, após o décimo lugar de hoje. O novo vice-líder da competição é o italiano Fabrizio Meoni, que chegou em quinto e é superado por Sainct por 4min53s.

Carros
Na competição para carros, a etapa de El Ghallaouiya teve uma vencedora, a alemã Jutta Kleinschmidt, que chegou apenas 25s à frente do atual bicampeão do rali, o francês Jean-Louis Schlesser.

No geral, a liderança segue com o espanhol José Maria Servia, que perdeu boa parte da vantagem de mais de 16 minutos que tinha para Hiroshi Masuoka e está a menos de nove minutos à frente do japonês. O francês Jean-Pierre Fontenay segue em terceiro, e Kleinschmidt aparece em quarto.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página