Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2007 - 10h32

Phelps vence 100 m borboleta e chega a seis ouros no Mundial

Publicidade

da Folha Online

Michael Phelps continua imbatível no Mundial de Desportos Aquáticos, disputado em Melbourne (Austrália). Na manhã deste sábado, o norte-americano venceu os 100 m borboleta e chegou à sexta medalha de ouro na competição. O nadador acumula, também, quatro recordes mundiais alcançados na piscina australiana.

A diferença da conquista de hoje para as demais é que --mesmo sendo campeão olímpico da prova-- Phelps não caiu na água como favorito. O mais cotado para a a medalha de ouro era o também norte-americano Ian Crocker, recordista e campeão mundial.

Mas, nos últimos 50 m da disputa, Phelps superou o compatriota para estabelecer a marca de 50s77, a melhor da carreira, a 0s33 do recorde mundial. Crocker, com 50s82, teve de se contentar com a prata. O terceiro lugar ficou o venezuelano Albert Altes Subirates, com 51s82.

O maior nome da natação mundial ainda disputará duas provas em Melbourne, em busca do objetivo de oito medalhas de ouro. Na manhã de domingo, Michael participará do revezamento 4 x 100 m medley e dos 400 m medley.

Cielo é sexto

Depois se classificar na terceira posição para a final dos 50 m livre, o brasileiro César Cielo não foi além do sexto lugar na disputa por medalhas. Com o tempo de 22s12 --0s04 mais lento que o recorde sul-americano estabelecido na véspera--, o nadador não conseguiu seguir o ritmo dos medalhistas.

O ouro ficou com o norte-americano Benjamin Tobriner, que completou a prova em 21s88, melhor marca na história dos Mundiais. O pódio ficou completo com o também norte-americano Cullen Jones e o sueco Stefan Nystrand, dono do melhor tempo na semifinal.

Australianas batem recorde

Embora os norte-americanos tenham dominado as principais provas do Mundial, outros países encontram espaço para brilhar. Em casa, a equipe da Austrália estabeleceu o novo recorde mundial para o revezamento 4 x 100 m medley feminino.

Leisel Jones, Jessicah Schipper e Libby Lenton --todas campeãs mundiais-- juntaram-se à revelação Emily Seebohm, 14, para percorrer os 400 m da prova em 3min55s74. A nova marca é 0s56 melhor que a anterior.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Mundial de Desportos Aquáticos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página