Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2007 - 10h48

Com ouro e recorde nos 400 m medley, Phelps se iguala a Mark Spitz

Publicidade

da Folha Online

Michael Phelps encerrou sua participação no Mundial de Desportos Aquáticos, em Melbourne (AUS), com mais uma medalha de ouro e, de quebra, um novo recorde mundial. Com isso, chegou a sete conquistas na competição e se igualou a Mark Spitz, que obteve sete títulos nos Jogos Olímpicos de Munique-1972.

Maior nome da atualidade da natação, o norte-americano venceu a prova dos 400 m medley com o tempo de 4min06s22. Essa foi sua sétima conquista no Mundial --antes, ganhou os 200 m livre, borboleta e medley, o 100 m borboleta, o 4 x 100 m livre e o 4 x 200 m livre.

Mesmo assim, Phelps não concretizou sua meta de fechar a competição com oito conquistas. No revezamento 4 x 100 m medley, seu companheiro de equipe, Ian Crocker, queimou sua entrada no nado borboleta e a equipe norte-americana foi desclassificada.

Apesar da decepção, Phelps acumulou cinco recordes mundiais no Mundial de Melbourne. Na mesma prova, o norte-americano Ryan Lochte ficou com a prata, enquanto o italiano Luca Marin obteve o bronze.

O brasileiro Thiago Pereira foi desclassificado nas eliminatórias pela batida de mão alternada na virada do penúltimo para o último estilo (peito para o nado livre).

Brasil em Pequim

Nas eliminatórias do último dia de competição, o quarteto brasileiro do 4x100 m medley marcou 3m39s34, ficando a quatro centésimos do recorde sul-americano. Apesar de não conseguir vaga para a final da prova, o Brasil conquistou uma vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Mais um recorde

Assim como o seu compatriota Michael Phelps, a nadadora Kathryn Hoff quebrou o recorde mundial nos 400 m medley. A norte-americana encerrou a prova em 4min32s89, batendo a marca que durava desde os Jogos Olímpicos de Sydney-2000. Na ocasião, a ucraniana Yana Klochkova levou o ouro com o tempo de 4min33s59.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Mundial de Desportos Aquáticos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página