Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2007 - 17h22

Tricampeão inglês, Leeds está virtualmente rebaixado para 3ª divisão

Publicidade

da Folha Online

O Leeds United, time tradicional da Inglaterra, dono de três títulos no campeonato nacional, está virtualmente rebaixado para a terceira divisão do país. Jogando em casa, a equipe empatou por 1 a 1 com o Ipswich neste sábado e depende de uma combinação de resultados para não encarar sua pior queda em 88 anos de história.

A partida foi marcada pela indignação da torcida. Além dos protestos nas arquibancadas, parte do público invadiu o campo nos minutos finais da segunda etapa, o que levou a uma paralisação de meia hora. Os torcedores comemoravam a vitória até os 43min do tempo complementar, quando Alan Lee empatou a partida.

Resta apenas uma rodada para o fim do campeonato e a tarefa do Leeds é complicada: primeiro, precisa vencer o Derby County, fora de casa, e torcer por uma derrota do Hull City, que enfrenta o Plymouth Argyle. Além disso, tem de reverter uma desvantagem de nove gols no saldo, primeiro critério de desempate.

Fundado em 1919, o Leeds foi campeão inglês nas temporadas 1968/69, 1973/74 e 1991/92. Neste último título, o time tinha em seu elenco o francês Eric Cantona, que viria a brilhar no Manchester nos anos seguintes.

Na história recente, o maior feito do Leeds foi chegar à semifinal da Copa dos Campeões em 2000/01. Depois de empatar com o Valencia por 0 a 0, em casa, o time inglês perdeu por 3 a 0 na segunda partida. Os espanhóis perderam o título para o Bayern de Munique, nos pênaltis.

Na temporada 2003/04, após 14 anos seguidos na elite do futebol nacional, o time caiu para a segunda divisão. No ano passado, o Leeds chegou a disputar um lugar na Premier League, mas foi eliminado pelo Watford em um playoff que valia o acesso à primeira divisão.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Campeonato Inglês
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página