Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2007 - 14h00

Arsenal empata com o Chelsea e dá título inglês ao Manchester

Publicidade

da Folha Online

Um pênalti convertido por Gilberto Silva assegurou o empate por 1 a 1 do Arsenal com o Chelsea, no Emirates Stadium, neste domingo, e rendeu o título da temporada 2006/07 do Campeonato Inglês ao Manchester United.

O brasileiro abriu o marcador aos 43min do primeiro tempo, em um pênalti que custou ao Chelsea a expulsão do zagueiro holandês Khalid Boulahrouz. O meia Michael Essien, de Gana, ainda empatou para o time do técnico José Mourinho, mas não impediu a festa do Manchester.

Os "Red Devils" somam até o momento 88 pontos na classificação do torneio, sete a mais do que o Chelsea, que, com apenas mais duas partidas pela frente, já não pode mais alcançar a equipe que há mais de 20 anos é comandada pelo escocês Alex Ferguson.

O título conquistado hoje é o 16º dos Manchester na primeira divisão inglesa, número apenas inferior ao do Liverpool, que já se sagrou campeão em 18 oportunidades. O Chelsea, que havia vencido as duas últimas temporadas, soma somente três.

Das 16 conquistas do Manchester, nove aconteceram na era Ferguson, iniciada oficialmente no dia 6 de novembro de 1986. Além dos títulos ingleses, a equipe acumula outros 17 troféus no período --o mais importante, o da Copa dos Campeões da Europa em 1999, quando o clube conseguiu a tríplice coroa (venceu também o Nacional e a Copa da Inglaterra).

Com um time marcado pela mescla entre a experiência de nomes como Gary Neville, Paul Scholes e Ryan Giggs, remanescentes das campanhas vitoriosas da década de 1990, e a explosiva juventude dos decisivos Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney, o Manchester vivia na atual temporada a expectativa de repetir o feito de 1999.

No entanto, a derrota por 3 a 0 sofrida diante do Milan, na quarta-feira, custou a eliminação do time nas semifinais da Copa dos Campeões e pôs fim ao sonho. Quatro dias depois do episódio frustrante, o Manchester conseguiu sua recuperação e interrompeu a hegemonia do Chelsea na Inglaterra.

Campeão com folga nos dois últimos anos, o Chelsea investiu pesado no início da atual temporada. Impulsionado pelo dinheiro do magnata russo Roman Abramovich, tirou o meio-campista alemão Michael Ballack do Bayern de Munique e o atacante ucraniano Andriy Shevchenko do Milan.

Mesmo com as contratações de alto nível, o time do técnico português José Mourinho não conseguiu repetir o desempenho dos últimos campeonatos e abriu espaço para o crescimento dos "Red Devils", donos do futebol mais empolgante do país.

Em 36 partidas no Campeonato Inglês, o Manchester United acumulou 28 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Além disso, marcou 83 gols (melhor ataque do torneio) e sofreu 26. Seu principal atleta, o meia-atacante português Cristiano Ronaldo tem acumulado prêmios de melhor jogador da competição e é apontado como um dos favoritos para a eleição de melhor do mundo, no final do ano.

Curiosamente, o Manchester volta a campo na próxima quarta-feira para enfrentar justamente o vice-campeão Chelsea. O confronto será disputado no estádio Stamford Bridge, em Londres, casa do seu rival.

As duas equipes se enfrentam novamente em 19 de maio, no novo estádio de Wembley. A partida marca o encerramento da temporada inglesa e define o campeão da Copa da Inglaterra.

Sábado
Manchester City 0 x 1 Manchester United
Everton 3 x 0 Portsmouth
Fulham 1 x 0 Liverpool
Newcastle 0 x 2 Blackburn
Reading 0 x 2 Watford
West Ham 3 x 1 Bolton
Wigan 0 x 1 Middlesbrough
Aston Villa 3 x 0 Sheffield United

Domingo
Arsenal 1 x 1 Chelsea

Segunda-feira
Charlton x Tottenham

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Campeonato Inglês
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página