Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2007 - 16h33

Equipe de judô do Brasil é convocada para o Pan e inclui João Derly

Publicidade

da Folha Online

Em meio a uma polêmica, a equipe que representará o Brasil na competição de judô dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro foi convocada nesta sexta-feira, com a inclusão do campeão mundial João Derly e da novata Danielli Yuri na vaga da campeã pan-americana Vânia Ishii.

Derly era dúvida. Ele disputava a vaga na categoria até 66 kg com Leandro Cunha.

A CBJ (Confederação Brasileira de Judô) passou a recrutar judocas com base na análise da atuação dos candidatos em torneios desde dezembro. Não há só o confronto direto pela vaga, o que gerou protestos.

Uma das principais acusações é de que a CBJ teria mudado os critérios para poder colocar Tiago Camilo e Flávio Canto, ambos meio-médios (até 81 kg) na competição carioca. No Pan, Camilo atuará nos médios (até 90 kg), na vaga que poderia ser de Carlos Honorato, designado pela entidade para o Mundial, em setembro.

Entre os 14 atletas convocados nesta sexta, apenas quatro estiveram nos Jogos de Santo Domingo, em 2003: Edinanci Silva, Flávio Canto, Derly e Priscila Marques. A seleção do Rio 2007 conta também com dois medalhistas olímpicos --além de Tiago Camilo, Leandro Guilheiro.

"Vamos ao Pan confiantes em fazer nossa melhor participação. Em Santo Domingo, o judô foi a modalidade que mais ouros trouxe para o Brasil [cinco], num total de dez medalhas. Queremos superar este patamar", afirmou em comunicado o coordenador técnico da CBJ, Ney Wilson.

A equipe feminina foi convocada com Daniela Polzin (até 48 kg ), Érika Miranda (até 52 kg), Danielle Zangrando (até 57 kg), Danielli Yuri (até 63 kg), Mayra Aguiar (até 70 kg), Edinanci Silva (até 78 kg) e Priscila Marques (acima de 78 kg).

Entre os homens, foram chamados Alexandre Lee (até 60 kg), João Derly (até 66 kg), Leandro Guilheiro (até 73 kg), Flávio Canto (até 81 kg), Tiago Camilo (até 90 kg), Luciano Correa (até 100 kg) e João Gabriel Schlitter (acima de 100 kg).

Medalha de ouro em Winnipeg-1999 e prata em Santo Domingo-2003, a experiente Vânia Ishii, 33, perdeu a vaga na categoria até 63 kg para Danielli Yuri. As duas judocas se enfrentaram na etapa de Belo Horizonte da Copa do Mundo, nesta semana, com vitória de Danielli.

O próximo compromisso da seleção brasileira será no Campeonato Pan-Americano, no Canadá, de 22 a 29 de julho. Na ocasião, o masculino será representado pela equipe reserva. No feminino vão as titulares.

Com a Reuters

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Pan-2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página