Publicidade
Publicidade
17/05/2007
-
10h22
SÉRGIO RANGEL
da Folha de S.Paulo, no Rio
Tráfego saturado, longos engarrafamentos. Esta é a avaliação dos principais engenheiros de transporte da cidade sobre o trânsito no Rio no Pan.
Sem a prefeitura e o governo do Estado terem conseguido expandir as redes de transporte de massa, a cidade receberá cerca de 300 mil pessoas a mais sem estar "pronta" para o evento. As competições serão disputadas nas quatro zonas da cidade.
"Sem dúvida que [o Rio] não [está pronto]. O sistema de transportes já apresenta sérias restrições para atender apenas sua população. Imagine incorporando a demanda adicional pelas viagens geradas pelos Jogos", disse o professor Licínio da Silva Portugal, que integra o programa de engenharia de transporte da Coppe (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia) da UFRJ.
"Não dá para dar fazer uma análise porque tecnicamente pouca coisa foi feita na cidade", disse a professora Eva Vider, da Escola Politécnica da UFRJ. Já o professor Paulo César Martins Ribeiro, da Coppe, preferiu classificar como uma "grande incógnita" o funcionamento do trânsito no Rio.
Apesar do cenário conturbado, a Prefeitura do Rio apresentou ontem o planejamento de trânsito. Sem poder contar com novas linhas de metrô e trem, a Secretaria de Transporte anunciou a criação de faixas seletivas nas duas linhas, que funcionarão como corredores exclusivos para credenciados.
O plano estimula torcedores a usar os transportes públicos. Várias ruas serão fechadas. "Acredito que nada vai se tornar pior do que já é", disse o secretário Arolde de Oliveira.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o Pan-2007
Trânsito durante o Pan-2007 já preocupa especialistas
Publicidade
da Folha de S.Paulo, no Rio
Tráfego saturado, longos engarrafamentos. Esta é a avaliação dos principais engenheiros de transporte da cidade sobre o trânsito no Rio no Pan.
Sem a prefeitura e o governo do Estado terem conseguido expandir as redes de transporte de massa, a cidade receberá cerca de 300 mil pessoas a mais sem estar "pronta" para o evento. As competições serão disputadas nas quatro zonas da cidade.
"Sem dúvida que [o Rio] não [está pronto]. O sistema de transportes já apresenta sérias restrições para atender apenas sua população. Imagine incorporando a demanda adicional pelas viagens geradas pelos Jogos", disse o professor Licínio da Silva Portugal, que integra o programa de engenharia de transporte da Coppe (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia) da UFRJ.
"Não dá para dar fazer uma análise porque tecnicamente pouca coisa foi feita na cidade", disse a professora Eva Vider, da Escola Politécnica da UFRJ. Já o professor Paulo César Martins Ribeiro, da Coppe, preferiu classificar como uma "grande incógnita" o funcionamento do trânsito no Rio.
Apesar do cenário conturbado, a Prefeitura do Rio apresentou ontem o planejamento de trânsito. Sem poder contar com novas linhas de metrô e trem, a Secretaria de Transporte anunciou a criação de faixas seletivas nas duas linhas, que funcionarão como corredores exclusivos para credenciados.
O plano estimula torcedores a usar os transportes públicos. Várias ruas serão fechadas. "Acredito que nada vai se tornar pior do que já é", disse o secretário Arolde de Oliveira.
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Guga perde processo milionário no Carf e diz que decisão é 'lamentável'
- Super Bowl tem avalanche de recordes em 2017; veja os principais
- Brady lidera maior virada da história do Super Bowl e leva Patriots à 5ª taça
- CBF quer testar uso de árbitro de vídeo no Brasileiro deste ano
- Fifa estuda usar recurso de imagem para árbitros na Copa do Mundo-18
+ Comentadas