Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2000 - 17h07

Philippoussis bate holandês após 5 horas de jogo

Publicidade

das agências internacionais

O australiano Mark Philippoussis e o holandês Sjeng Schalken protagonizaram neste sábado, em Wimbledon, a talvez partida oficial mais longa da história do tênis.

Os dois jogadores foram ao quinto set, após duas parciais (a terceira e a quarta) serem definidas no tie-break, e disputaram 38 games _em Wimbledon, o quinto set não é tie-break, mas games normais.

Depois de cinco horas e um minuto, Philippoussis conseguiu a classificação para as oitavas-de-final quando a organização do torneio já ameaçava cancelar o confronto por falta de luz natural. Fechou em 4/6, 6/3 6/7 (7/9), 7/6 (7/4) e 20/18.

Somente o quinto set, demorou duas horas e 15 minutos _bem mais do que a partida de Kuerten, que perdeu por 3 sets a 0 após uma hora e meia.

"Eu me diverti bastante, mas depois de cinco horas estou morto", afirmou Phillipoussis. Schalken afirmou que não sentiu o set se prolongar tanto assim. "Você vai ficando cada vez mais seguro. Você tem aquele sentimento de que ele não vai conseguir te bater. Infelizmente ele conseguiu", disse.

A organização dos Grand Slams só tem dados a partir de 1968 a partir, e o set mais longo havia sido em 1987, na vitória de Paul McNamee sobre Todd Nelson, por 19 a 17.

Os dois tenistas também fizeram um duelo de saques. O australiano, dono de um dos "canhões" mais poderosos do circuito, obteve 44 aces _mais do que o norte-americano Pete Sampras, hexacampeão de Wimbledon, conseguiu em três jogos (38). O holandês sacou 30 vezes sem defesa.

"Não estava acreditando como ele conseguia sacar os segundos serviços tão fortes, tão precisos, em cima da linha. Foi por isso que ele venceu", afirmou Schalken.

A rodada deste sábado também tiveram outros dois jogos com mais de três horas de disputa. Thomas Johansson venceu Magnus Gustafsson em três horas e 21 minutos, e Marc Rosset derrotou Tommy Haas em três horas e 7 minutos.

Na próxima rodada, Philippoussis faz o primeiro duelo entre cabeças-de-chave. O australiano, número 12, enfrenta o inglês Tim Henman, oito, que venceu também hoje o marroquino Hicham Arazi, por triplo 6/3 (na rodada anterior, o britânico marcou um triplo 6/4 sobre o francês Arnaud Clement).

Visite a página especial do Torneio de Wimbledon

Leia mais sobre esporte na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página