Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2001 - 19h01

Após título de Buenos Aires, Guga estréia em Acapulco

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Depois de ter conquistado ontem o título do Torneio de Buenos Aires, Gustavo Kuerten participa nesta semana do Torneio de Acapulco, no México.

Disputada no saibro, a competição dará ao seu campeão 50 pontos na "corrida dos campeões" e uma premiação de US$ 130 mil.

A estréia de Kuerten, amanhã, será contra o espanhol Félix Mantilla. O brasileiro defende uma longa invencibilidade no seu piso preferido.

A última vez que ele perdeu um jogo no saibro foi em em maio do ano passado, na decisão do Masters Series de Roma, para o sueco Magnus Norman.

Desde então, venceu 20 jogos seguidos na superfície, em um desempenho que lhe deu os títulos de Roland Garros, Hamburgo e Buenos Aires, além de duas vitórias na Davis contra Marrocos.

Mantilla, porém, costuma lhe criar problemas. Até hoje, Guga enfrentou o rival quatro vezes. Em três delas, o espanhol levou a melhor, duas na terra batida e uma em quadra rápida.

O único consolo para Kuerten é ter vencido na última vez que os dois se enfrentaram, nas semifinais do Torneio de Monte Carlo, em 1999.

Estrela da armada espanhola em meados da década passada, Mantilla, que teve seguidos problemas de contusões, vive uma fase apagada.

Com resultados pífios, em quatro jogos na temporada 2001 não venceu nenhum, ocupa um modesto 112º lugar no ranking de entradas da ATP e um 130º na "corrida".

Em Acapulco, Guga pode ter a sensação de jogar em um Campeonato Brasileiro de tênis. O sorteio da chave da competição mexicana colocou dois compatriotas no caminho do número 1 do ranking mundial de entradas.

Passando por Felix Mantilla, Guga pode enfrentar Alexandre Simoni na segunda rodada. A maior revelação do tênis brasileiro nos últimos anos, que só disputa o torneio por causa da contusão do argentino Guillermo Coria, pega o belga Christophe Rochus na sua estréia, marcada para amanhã.

Nas quartas-de-final, Guga pode encarar Fernando Meligeni, que estréia também amanhã contra o espanhol Francisco Clavet.

A última vez que Guga enfrentou um compatriota pelo circuito foi em 1999, no Masters Series de Monte Carlo.

Na ocasião, bateu Meligeni por 2 a 0. Até hoje, os dois principais tenistas do país jogaram três vezes pelo circuito principal da ATP, que não engloba challengers -em todas, Kuerten terminou o jogo como vencedor.

Tanto Meligeni como Simoni jogam em Acapulco depois de bons resultados no início do ano. O primeiro venceu o marroquino Hicham Arazi, pela Copa Davis, e foi à segunda rodada em Buenos Aires, quando foi eliminado, em um jogo muito equilibrado, por Coria. O segundo disputou as semifinais em Bogotá, no melhor resultado de sua carreira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página