Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2000 - 18h38

Davenport e Venus Williams coroam supremacia dos EUA em Wimbledon

Publicidade

da Folha Online
em São Paulo

Lindsay Davenport e Venus Williams decidem neste sábado (8), a partir das 10h, o título feminino de Wimbledon, para coroar o domínio norte-americano na chave feminina do torneio mais tradicional do mundo.

Desde que Martina Navratilova venceu seu último título em 1990, os Estados Unidos ficaram nove anos sem vencer na grama do All England Club. No ano passado, porém, Davenport bateu Steffi Graf e pôs fim ao jejum. Desde 1985, duas norte-americanas não fazem a final feminina.

Neste ano, o domínio norte-americano foi total. Das oito jogadoras que chegaram às quartas-de-final, cinco eram dos EUA. Dentre as quatro semifinalistas, três norte-americanas.

As duas maiores vencedoras do torneio de Wimbledon são norte-americanas: Martina Navratilova (tcheca naturalizada), com 9 títulos de simples e 10 de duplas, e Billie Jean King, 7 títulos de simples e 13 de duplas.

Os Estados Unidos já garantiram o bicampeonato, mas a atual campeã terá muita dificuldade para levantar o seu bi, pois pega Venus Williams, a tenista sensação do torneio, que derrotou a líder do ranking mundial, a suíça Martina Hingis, e superou sua irmã Serena na semifinal.

Venus e Serena ainda disputam, no domingo, a final das duplas, contra a japonesa Ai Sugiyama e a francesa Julie Halard-Decugis, que passaram por Lisa Raymond e Rennae Stubbs, por 2 sets a 1.

Davenport, vice-líder do ranking feminino, jogará sua quarta final de um torneio de Grand Slam. Ela tem um aproveitamento de 100% nessas finais, já que conquistou Wimbledon-99, Aberto dos EUA-99 e Austrália-00.

Já Venus, 20, disputa sua segunda final de um Grand Slam. Na primeira, perdeu o título do Aberto dos EUA de 1997, para Hingis.

Se Venus for a campeã, ela será a quinta tenista diferente a vencer em Wimbledon num espaço de cinco anos, o que nunca aconteceu nos 117 anos de história do torneio feminino de simples.

No confronto direto, a vantagem é de Davenport. Nas 12 partidas disputadas, ela venceu nove vezes e perdeu apenas três.

Leia mais sobre o Torneio de Wimbledon

Leia mais sobre esporte na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página