Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2001 - 15h42

Aos 90 anos, Guarani atravessa melhor fase política da história

Publicidade

da Folha Campinas

Ao contrário do time de futebol que tenta por fim a uma crise estimulada após três derrotas consecutivas no Paulista, o clube Guarani completa segunda-feira 90 anos atravessando a melhor fase política da história.

O Clube dos 13 _entidade que reúne os 20 clubes com maior influência política no futebol brasileiro_ se reúne nesta segunda em Campinas a convite do presidente do Guarani, José Luiz Lourencetti.

O time campineiro, que faz parte do Clube dos 13 desde 99, vai ceder sua sede social para os cartolas do decadente futebol brasileiro debaterem sobre alguns temas recentes e relevantes do esporte.

A principal pauta da reunião será a eleição no novo vice-presidente da entidade.

Apesar de negar a investida, o presidente do Guarani pleiteou sua candidatura à vice-presidência da entidade.

Até o início do ano, o cargo era ocupado pelo presidente do Vasco e deputado federal, Eurico Miranda (PPB-RJ), que pediu demissão do cargo, após ter diversas denúncias envolvendo seu nome investigadas pela CPI do Futebol, instalada no Senado.

"Existiam duas possíveis candidaturas. Um dos candidatos ao cargo abriu mão e, agora, o presidente do Cruzeiro, Zezé Perrela, pode assumir o cargo", disse Lourencetti.

O presidente do Guarani não informou o nome do suposto segundo candidato e também não negou sua provável candidatura.

Para Lourencetti, o Guarani, mesmo sem ocupar esse cargo, tem uma representatividade expressiva no Clube dos 13.

"Em 99, arrecadamos R$ 900 mil. Ano passado, esse valor foi quadruplicado. A projeção para este ano é ainda maior. Outros clubes não arrecadam o mesmo."

"Qualquer competição nacional que aconteça, temos certeza que vamos participar, pois fazemos parte da entidade", declarou Lourencetti.

Dessa forma, o dirigente informou que o clube também pleiteia sua inclusão no torneio Rio-São Paulo ou no Sul-Minas.

"O estatuto do Clube dos 13 determina que seus integrantes participem desses torneios regionais. Só Guarani e Lusa não usam esse direito. No próximo ano, talvez, os dois times devem disputar um dos torneios", declarou.

Além da sucessão do deputado Eurico Miranda, também será discutido na reunião de segunda-feira o Campeonato Brasileiro deste ano, que terá a participação de 28 equipes e a divisão das cotas de TV para os integrantes da entidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página