Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2001 - 14h59

Guga chega à semifinal mais cansado e menos eficiente que Ferrero

Publicidade

da Folha Online

O espanhol Juan Carlos Ferrero mostra no Aberto da França porque é o considerado o melhor tenista da atualidade no saibro, o piso do complexo de Roland Garros.

O maior vencedor da temporada (conquistou quatro títulos) erra bem menos e encaixa melhor seus golpes do que o brasileiro (três vezes campeão em 2000). Já o número um do ranking de entradas tem em seus saques sua grande arma nesta edição do torneio.

Resultado disso é que o vencedor dos Torneios de Dubai, Barcelona, Roma e Estoril chega à semifinal do Grand Slam parisiense bem mais descansado do que o catarinense, detendor dos campeonatos de Buenos Aires, Acapulco e Montecarlo.

Ferrero, cabeça-de-chave número quatro, disputou até agora 143 games, dos quais venceu 106, e ficou em quadra por dez horas e 12 minutos, somados os cinco jogos.

Já Guga, primeiro pré-classificado, jogou 46 games a mais (189, ganhando 110) e permaneceu em quadra por 13 horas e 25 minutos. A diferença é aproximadamente a duração de seu duelo mais complicado até o momento _contra o qualifyier norte-americano Michael Russell, jogou 48 games por três horas e 25 minutos.

Mais alto, o brasileiro (1,91 m), faz dessa vantagem sua melhor virtude. Sacando a uma velocidade média de 166 km/h (o mais poderoso foi de 197 km/h) em seu primeiro serviço, em que tem aproveitamento de 74%, conseguiu 54 aces _impõe um saque indefensável a cada dois games que saca, em média.

O espanhol (1,82 m) saca a uma velocidade média de 160 km/h (o mais forte foi de 192 km/h) e com um índice de 65% no primeiro serviço e impôs até agora 22 aces _aproximadamente um a cada três games.

Mas Ferrero comete apenas 1,27 erro não-forçado por game _erros 183 no total_, enquanto Guga falha 1,56. E obtém 1,47 winners por game _atacou 211 vezes sem possibilitar a defesa adversária. Já o brasileiro faz 1,33 por game _total de 296.

A organização de Roland Garros define amanhã o horário do confronto de sexta-feira, que vai ter acompanhamento em tempo real pela Folha Online

Leia também:

  • Guga entra para o seleto grupo dos US$ 10 milhões
  • Leia o lance a lance de Guga 3 x 1 Kafelnikov
  • Ferrero arrasa mais um cabeça-de-chave por 3 sets a 0
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade