Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2001 - 10h28

Guga massacra Ferrero e está na final de Roland Garros

Publicidade

da Folha Online

"Rei do saibro" em 2001, o brasileiro Gustavo Kuerten vai à final de Roland Garros para tentar seu terceiro título no Grand Slam francês e deixar Paris como número um nos dois rankings mundiais de tênis.

Guga conquistou uma grande vitória sobre o espanhol Juan Carlos Ferrero por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/4 e 6/3, e garantiu sua vaga na final do Aberto da França, em que tentará pela primeira vez defender um título conquistado no ano anterior.

Com o resultado, Guga consolida-se como o melhor jogador de quadras de saibro da temporada, já que Ferrero e ele tinham campanhas iguais até o choque direito das semifinais. Descontadas partidas de Copa Davis, Guga tem 28 vitórias em 30 jogos na terra batida, contra 27, nos mesmos 30 jogos, de Ferrero.

Mas para coroar-se de vez, o brasileiro precisa vencer o título do mais importante torneio em quadras de terra no mundo. Seu rival da partida deste domingo será o vencedor do jogo entre o espanhol Alex Corretja e o francês Sébastien Grosjean.

Desta maneira, o catarinense mantém as chances de unificar os dois rankings mundiais, feito que conseguiu pela primeira vez em 3 de dezembro último.

O cabeça-de-chave número um do Grand Slam parisiense manteria os 4.150 pontos que possui no ranking de entradas (defende o título _1.000 pontos) e atingiria 490 na "corrida dos campeões", superando Andre Agassi e o próprio Ferrero, hoje à sua frente na lista.

Mesmo que perca a final, Guga irá manter a primeira posição do ranking de entradas. Na "corrida", manteria a terceira posição.

Se for o campeão, engordará em mais US$ 650 mil a sua já milionária conta bancária. A campanha que marcou sua entrada no grupo dos 15 tenistas que já superaram a casa dos US$ 10 milhões em prêmios pode terminar consagrando Guga como o 14ª tenista mais milionário de todos os tempos.

o tri também coloca Guga na nobre companhia dos suecos Bjorn Borg, Mats Wilander e o tcheco Ivan Lendl, os únicos tricampeões que o Grand Slam francês já conheceu _Borg venceu seis vezes.

O jogo
Cabeça-de-chave número um, o brasileiro jogou uma de suas melhores partidas no ano e manteve a cabeça tranquila e a iniciativa dos pontos sempre a seu favor, mesmo quando não sacava.

A partida começou bantante equilibrada, com disputadíssimas e intermináveis trocas de bola, em que o brasileiro soube ter mais calma nos momentos decisivos dos três sets e conseguir a vitória.

Nas duas primeiras séries, Ferrero sacou com 5/4 contra e pressionado por ter de manter seus serviços. Guga forçou bolas e levou o espanhol ao erro, adquirindo a vantagem no jogo.

No terceiro set, a quebra decisiva veio no oitavo game, quando o brasileiro desnorteou o rival com sua quinta quebra em 18 chances e sacou para fechar o set em seu segundo match-point.

Leia mais sobre Roland Garros:

  • Home

  • Confronto final

  • Chave

  • Chave feminina

  • Campeãs

  • Campeões

  • Rankings

  • Favoritos

  • Enquete

  • Quiz

  • Grupo de Discussão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página