Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2001 - 15h15

Maratonas aquáticas abrem Mundial de Fukuoka

Publicidade

da Folha Online

A disputa dos 5 km de maratonas aquáticas abre hoje, às 21h (horário de Brasília), o nono Campeonato Mundial de desportos aquáticos.

A competição contará com a participação de 61 nadadores (32 homens e 29 mulheres). O Brasil terá a presença de Viviane Motti, Fabiana Carreço, Fábio Lima e Guilherme Bier.

A holandesa Edith Van Dijck e a alemã Britta Kamrau, respectivamente, primeira e segunda do ranking mundial deste ano, são as favoritas da prova feminina.

Além delas, a também alemã Peggy Buchse, que parou de nadar o Circuito Mundial este ano, mas foi primeira do ranking de 2000, aparece com forte candidata ao pódio.

A baiana Viviane, gostou do número que recebeu no sorteio para a largada da competição.

"A numeração é importante, pois é ela que determina onde você vai ficar no alinhamento da largada, dependendo do posicionamento podemos observar melhor ou não as adversárias. Fiquei com o número 16, que num total de 29 atletas me dá uma boa visibilidade", disse.

No masculino, o espanhol David Meca Medina, primeiro do ranking mundial em 2000 e líder deste ano até o momento, não participará do Mundial de Fukuoka.

Em 1998, após nadar uma maratona do Circuito Mundial em Salvador, na Bahia, o atleta teve teste de doping positivo e foi suspenso pela Fina (Federação Internacional de Natação) por quatro anos.

Ele recorreu da sentença e pôde continuar competindo. A decisão saiu logo após a etapa do circuito deste ano, realizada em Brasília. Meca Medina foi suspenso por dois anos.

"Vamos tentar ficar entre os dez melhores no masculino e no feminino. Este é um objetivo ousado devido ao altíssimo nível técnico da competição, mas estamos otimistas", disse o gaúcho Daniel Geremia, técnico da equipe de maratonas ao lado de Sérgio Silva, o Serjão.

Ontem, a equipe brasileira nadou pela primeira vez na praia de Momochihama, onde acontece a prova. Sob um sol muito forte, os nadadores aprovaram o mar do Japão.

"A temperatura da água é excelente e tem pouca correnteza. O lugar é muito bonito também", disse Viviane.

Programação do Mundial:

15/07
21h - Maratonas aquáticas - 5 km feminino
23h - Maratonas aquáticas - 5 km masculino

16/07
Meia-noite - Nado sincronizado - técnica solo
6h - Nado sincronizado - técnica dueto

17/07
Meia-noite - Nado sincronizado - técnica equipe
6h - Nado sincronizado - livre
20h - Maratonas aquáticas - 10 km feminino
23h30 - Maratonas aquáticas - 10 km masculino
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade