Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2001 - 23h12

Rincón e Edmundo são expulsos e Cruzeiro perde na estréia

Publicidade

da Folha Online

As estréias do atacante Edmundo e do meia colombiano Rincón, os principais reforços do Cruzeiro para o segundo semestre, não poderiam ter sido mais frustrantes.

O time mineiro foi derrotado por 2 a 0 -veja os lances- pelo Independiente hoje à noite, em Avellaneda, na Argentina, na abertura do grupo A da Copa Mercosul. E, pior do que o resultado negativo, foram as expulsões dos dois estreantes.

Rincón foi expulso ainda no primeiro tempo, após cometer duas faltas violentas seguidas no meio-de-campo. Edmundo sentiu a falta de ritmo de jogo e teve atuação apagada. Aos 20 min do segundo tempo, o atacante fez falta violenta em um adversário e deixou o Cruzeiro com apenas 9 jogadores em campo.

Os gols do Independiente foram marcados por Ramirez, aos 40min do primeiro tempo, e Montenegro, aos 48min do segundo.

Desde o início, mais dispostos, os argentinos marcaram sob pressão tanto no meio-campo quanto em sua intermediária ofensiva e dificultaram a saída de bola dos jogadores do Cruzeiro. Além disso, usaram de velocidade nas jogadas de ataque e, devido a isso, tiveram as melhores chances de gol na etapa inicial.

O gol do Independiente, no entanto, só saiu aos 40min, depois da expulsão de Rincón. Ramirez penetrou livre pela direita da área e, quase da linha de fundo, bateu cruzado e rasteiro, mas sem chances de defesa para o goleiro André.

Na etapa complementar, a equipe da casa continuou melhor, mas mesmo em vantagem numérica não soube aproveitar as várias oportunidades criadas.

Depois da expulsão de Edmundo, o Cruzeiro se fechou em seu campo de defesa e só saiu em rápidos contra-ataques. Aos 40min, quase empatou em cabeçada do zagueiro Cléber, que foi na trave. O time mineiro se animou e criou mais duas chances incríveis para empatar a partida, mas falhou nas conclusões.

Mas aos 48min sofreu o castigo. O ataque do Independiente trocou passes e a bola chegou para Montenegro, que, livre, tocou para o fundo das redes, ampliando para 2 a 0.

Histórico
Antes do jogo de hoje, Cruzeiro e Independiente (ARG) já haviam se enfrentado 10 vezes em competições da Conmebol. O time brasileiro segue em vantagem contra o argentino, com seis vitórias contra cinco.

Os primeiros duelos ocorreram nas semifinais da Libertadores de 1975. O Cruzeiro venceu no Mineirão por 2 a 0 mas acabou derrotado em Avellaneda por 3 a 0. Naquele ano, o Independiente sagrou-se tetracampeão do torneio.

Treze anos depois, novos confrontos. Desta vez pela fase inicial da Supercopa. E o Cruzeiro deu o troco. Foram duas vitórias: 2 a 1 na Argentina e 1 a 0 no Mineirão.

Em 1994, o Cruzeiro lutava pelo tricampeonato da Supercopa e enfrentou o Independiente nas semifinais. O time azul venceu por 1 a 0 em casa mas acabou massacrado na Argentina por 4 a 0.

Ainda pela Supercopa, os dois rivais se pegaram em 1997 com uma vitória para cada lado. Cruzeiro 2 a 1, no Mineirão e Independiente 3 a 1, em Avellaneda.

No ano passado, pela Mercosul, os argentinos venceram por 2 a 0 em Avellaneda e foram goleados por 3 a 0, no Mineirão.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página