Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2001 - 08h36

Thorpe conquista o quarto ouro e bate o terceiro recorde mundial

Publicidade

da Folha Online

O maior fenômeno da natação atual, o teen australiano Ian Thorpe, 18, venceu hoje a final dos 200 m rasos, conquistou sua quarta medalha de ouro e quebrou o terceiro recorde no Mundial de desportos aquáticos de Fukuoka (Japão).

A vitória também serviu para que ele se vingasse da derrota sofrida em casa na final da Olimpíada de Sydney-2000 para o holandês Pieter van den Hoogenband, que ficou com a prata.

O "Thorpedo", como é conhecido, que já foi ouro nos 400, 800 e no revezamento 4 x 100 m livre, cravou 1min44s06, pulverizando em 63 centésimos a marca anterior, que era sua mesmo.

Ele só ultrapassou Hoogenband nos últimos 50 m, logo em que os nadadores deram a virada. O holandês ficou com o tempo de 1min45s81, e o norte-americano Klete Keller foi a surpresa do dia, superando o italiano Emiliano Brembilla e levando o bronze, com 1min47s10.

Thorpe é o primeiro nadador a vencer três ouros individuais em Mundiais, desde 1975, quando Tim Shaw, dos EUA, obteve tal feito.

"Nadar o mais rápido que eu posso é só o que eu posso fazer e isso é muito importante para mim", disse Thorpe, que ainda disputa três outras provas _100 m, .

O consolo para a Holanda veio na final feminina dos 100 m livre, com a medalha conquistada por Inge de Bruijn, vencedora de três ouros e um dos maiores destaques individuais de Sydney-2000.

com agências internacionais

Leia mais:

  •  Bruijn confirma favoritismo e vence os 100 m

  •  Brasileira termina em décimo na final do salto da plataforma

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página