Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2001 - 14h10

Brasil tem início ruim no Mundial de judô

Publicidade

da Folha Online

O judô brasileiro não começou bem sua participação no Campeonato Mundial da categoria, que está sendo disputado em Munique, na Alemanha.

O Brasil não ganhou nenhuma medalha, e na categoria pesado _Daniel Hernandes e Priscila Almeida_ foram eliminados no logo na primeira luta.

O melhor desempenho foi do meio-pesado Mario Sabino, que ganhou dois dos quatro combates que disputou. Ele estreou vencendo o dominicano José Vásquez. Mas na luta seguinte perdeu para o japonês Kosei Inoue.

O judoca brasileiro se recuperou na repescagem e venceu o estoniano Martin Padar. No combate seguinte, no entanto, Sabino foi eliminado pelo cazaque Askhat Zhitkeyev.

O título da categoria até 100 kg foi conquistado por Inoue. O judoca japonês superou na final o húngaro Antal Kovacs. O sul-coreano Sung-Ho Jang e Zhitkeyev ficaram com o bronze.

Na categoria pesado _acima de 100 kg_, Daniel Hernandes foi eliminado logo no primeiro combate. Ele perdeu para o uzbeque Abdullo Tangriev.

O ouro foi obtido pelo russo Aleksandr Mikhaylin, que derrotou o turco Selim Tataroglu. O iraniano Miran Fashandi e o japonês Shinichi Shinohara, campeão Mundial de 99, ganharam bronze.

A meio-pesado Edinanci Silva bateu a ucraniana Anastasiya Matrosova em sua primeira luta. Mas no combate seguinte perdeu para Melanie Engoang (Gabão).

Como a adversária não prosseguiu no Mundial, a judoca brasileira acabou eliminada da competição.

O ouro da categoria até 78 kg ficou com a japonesa Noriko Anno, que venceu a cubana Yurisel Laborde. Com o resultado, Anno alcançou o tricampeonato mundial. Ela também foi campeão em 1997 e 99.

A sul-coreana So-Yeon Lee, que ganhou da alemã Uta Kuhnen, e a francesa Céline Lebrun, que derrotou a holandesa Claudia Zwiers, conquistaram o bronze.

Na categoria pesado _acima de 78 kg_, a judoca Priscila Almeida foi eliminada da competição logo na estréia. Ela perdeu para holandesa Françoise Harteveld.

A chinesa Hua Yuan, campeã olímpica em Sydney-2000, confirmou o favoritismo e ganhou o ouro, superando na final a japonesa Midori Shintani.

A alemã Sandra Koppen, que bateu a britância Karina Bryant, e a cubana Daina Beltrán, que ganhou da belga Marie Elisabeth Veys, ficaram com o bronze.

Resultados:

Até 100 kg
1. Kosei Inoue (JAP)
2. Antal Kovacs (HUN)
3. Sung-Ho Jang (CSU)
3. Askhat Zhitkeyev (CAZ)

Acima de 100 kg
1. Aleksandr Mikhaylin (RUS)
2. Selim Tataroglu (TUR)
3. Miran Fashandi (IRI)
3. Shinichi Shinohara (JAP)

Até 78 kg
1. Noriko Anno (JAP)
2. Yurisel Laborde (CUB)
3. Céline Lebrun (FRA)
3. So-Yeon Lee (CSU)

Acima de 78 kg
1. Hua Yuan (CHN)
2. Midori Shintani (JAP)
3. Daina Beltrán (CUB)
3. Sandra Koppen (ALE)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade