Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2001 - 19h39

Sob pressão, Scolari descumpre promessa feita na Copa América

Publicidade

da Sucursal do Rio

Pressionado pelo fracasso da seleção brasileira na Copa América, o técnico Luiz Felipe Scolari recuou hoje e convocou 13 jogadores que atuam no exterior para a partida contra o Paraguai, dia 15, em Porto Alegre, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002.

Logo após a histórica derrota da equipe nacional para a seleção hondurenha, por 2 a 0, segunda-feira, em Manizales (Colômbia), Scolari havia afirmado que manteria "pelo menos 80% do grupo" que disputou o torneio, o que não aconteceu ontem.

Do grupo que estava na Colômbia, ele deixou de fora cinco jogadores "estrangeiros" _mais de 20% dos atletas_ que atuaram no torneio.

A principal ausência foi a do meia Juninho Pernambucano, do Lyon, da França. Na terça-feira, ele disse ao jogador, no aeroporto de Bogotá, que o convocaria para a partida.

Além do meia, Scolari não convocou os volantes Fábio Rochemback e Emerson e os atacantes Jardel e Geovani. Emerson ficou de fora porque terá que cumprir suspensão automática. Ele foi expulso contra Honduras.

Na próxima semana, quando completará a lista com atletas que atuam no país, o treinador deverá barrar mais alguns jogadores que estiveram na Colômbia. Os atacantes Romário e Euller, que ficaram de fora do torneio, estão praticamente confirmados no jogo contra o Paraguai.

Romário só ficará de fora da lista se não enfrentar o Boca Juniors, da Argentina, no domingo, pela Copa Mercosul. O atacante se recupera de uma contusão.

No convocação de hoje, Scolari preferiu apostar nos "medalhões". O meia-atacante Rivaldo e os laterais Cafu e Roberto Carlos vão disputar a partida. As novidades da lista foram os atacantes Marcelinho, ex-São Paulo e Grêmio, e o volante Vampeta, que ainda não tinham sido chamados por Scolari.

Apesar de convocar os principais "medalhões", o treinador barrou o volante Mauro Silva, que abandonou a delegação no aeroporto de São Paulo pouco antes do embarque para a Colômbia, e o zagueiro Antônio Carlos.

A lista dos convocados foi divulgada à tarde pela CBF. O treinador estava em Porto Alegre.

No dia 7, a seleção se apresenta em Curitiba para iniciar a preparação para o jogo contra o Paraguai. Antes da partida pelas eliminatórias, a equipe nacional fará um amistoso contra o Panamá, no dia 9.

Em quarto lugar nas eliminatórias, a seleção precisa da vitória diante dos paraguaios para amenizar sua situação no torneio.

De acordo com o regulamento da competição, os quatro primeiros classificados garantem vaga na Copa do Mundo. A seleção que ficar em quinto lugar nas eliminatórias do continente decidirá uma vaga contra a Austrália.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página