Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2000 - 16h21

Americano vence câncer e é bi na prova mais tradicional do ciclismo

Publicidade

das agências internacionais

Associated Press

Armstrong bebe champanhe na
chegada final da Volta da França
O norte-americano Lance Armstrong conquistou neste domingo o bicampeonato da Volta da França, a prova mais tradicional do ciclismo mundial.

O vencedor da 21ª e última etapa, foi o italiano Stefano Zanini, que levou três horas, 12 minutos e 36 segundos para percorrer os 130 km. Em segundo ficou o alemão Erik Zabel, seguido do letão Romans Vainstein, todos com o mesmo tempo.

Armstrong terminou a prova em 76º lugar, mas com um tempo suficiente para ser campeão com quase seis minutos de vantagem sobre o alemão Jan Ullrich.

Mais do que seus concorrentes, o atleta superou uma batalha contra o câncer. Em 1996, teve diagnosticado a doença, em estágio avançado nos testículos, com chance de vida de apenas 40%.

Iniciou, então, um tratamento de quimioterapia, retirou um dos testículos e retornou às competições em 98. Nesse ano, não disputou a Volta da França. Competiu e ganhou na edição seguinte.

Na chegada a Paris, neste domingo, levantou seu filho Luke para comemorar o título. "Esse garoto foi minha inspiração no ano passado. Este tour foi tão difícil quanto o último", afirmou o norte-americano.

Na edição de 1999, o ciclista foi acusado de doping por utilizar um creme para a pele com esteróide anabolizante, mas nesta seu desempenho foi incontestável. "Armstrong é um vencedor nato. Foi o mais resistente e impôs um forte ritmo em todas as retas. Não há dúvida de que mereceu ganhar", disse o vice-campeão Ullrich.

Armstrong deve disputar os Jogos Olímpicos de Sydney na prova de contra-relógio.

Leia mais sobre esporte na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página