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14/09/2001 - 19h10

COB assina contrato de patrocínio com empresa de marketing

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MARIANA LAJOLO
da Folha de S.Paulo

Sem patrocínio desde o final da Olimpíada de Sydney (Austrália), no ano passado, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) irá assinar, na próxima segunda-feira, um contrato com a IMG (International Management Group), maior empresa de marketing do mundo.

Mesmo com o novo contrato, o COB continuará sendo cliente da LG Ventura, empresa de marketing da entidade desde 1998. A agência também terá um contrato com a IMG e continuará trabalhando com a entidade.

Segundo o diretor comercial da IMG no Brasil, Roberto Karbage Machado, o contrato representa "mais um passo da empresa no esporte brasileiro".

A IMG, com sede em Cleveland, nos EUA, tem escritórios em mais de cem países. A empresa gerencia a carreira de cerca de 500 atletas, entre eles o golfista Tiger Woods e os tenistas Pete Sampras e Andre Agassi.

Os comitês olímpicos dos EUA e da China também são seus clientes.

A IMG gerencia ainda a liga norte-americana de futebol (MLS) e é parceira da ATP nos quatro Grand Slams (Austrália, EUA, França e Inglaterra), entre outros eventos esportivos.

No Brasil, cuida das carreiras do piloto da Indy Gil de Ferran e, fora do esporte, das modelos Gisele Bündchen e Daniela Sarahyba.

A empresa também negocia a compra de 49% das ações da Globo Esportes, braço das Organizações Globo, conforme revelou a Folha de S.Paulo em junho passado.

Com a assinatura do contrato com o COB, a IMG ganhará um cliente acostumado a não ter patrocinador em anos sem competições importantes, como Olimpíada e Pan-Americano.

Atualmente, a entidade tem apenas um contrato de fornecimento de material esportivo, com a Olympikus, até 2004.

Em anos olímpicos, o COB vê crescer o número de patrocinadores. Em 2000, ano da Olimpíada de Sydney, a entidade era patrocinada por seis empresas (Petrobras, Intelig, Banco real/Real Seguros, Zip.Net, Sansung e Roche).

O valor total dos patrocínios chegou a cerca de R$ 5,5 milhões, aproximadamente 18% do dinheiro obtido pela entidade no ano (cerca de R$ 23,6 milhões).

Em 1999, ano do Pan-Americano de Winnipeg, o COB recebeu R$ 1,65 milhão dos patrocinadores (Petrobras e Roche).

A verba oriunda do governo ainda é a maior fonte de renda da entidade. Em 1999, foram aproximadamente R$ 1,9 milhão. No ano passado, o governo pagou R$ 10,5 milhões à entidade.

Com a aprovação da Lei Piva, este ano, as loterias passaram a ser a maior fonte de renda do COB.

Pela lei, as entidades olímpicas levarão 2% da arrecadação das loterias da Caixa Econômica Federal, o que representa cerca de R$ 40 milhões/ano (85% para o COB e 15% para o Comitê Paraolímpico Brasileiro).

 

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