Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2001 - 12h54

Dunga participa de Jogos Indígenas em Campo Grande

Publicidade

da Reuters, em Campo Grande

O ex-capitão da seleção brasileira Dunga participou como convidado de uma partida intercultural de futebol. O evento foi realizado ontem e marcou a abertura do 4º Jogos Indígenas.

Uma equipe de índios xavantes venceu uma de homens brancos por 2 a 1, dando aos 850 participantes nativos um bom começo. Nos próximos dias serão disputadas também modalidades menos convencionais.

Com o rosto pintado e colares no pescoço, Dunga trocou de lado nos minutos finais, ainda a tempo de marcar para a equipe xavante.

"Estamos aqui para dar apoio à nossa cultura, para dar uma força", afirmou Dunga, que encerrou a carreira há dois anos, no Internacional-RS.

Com a continuidade dos Jogos, serão disputadas modalidades que variam desde o arco e flecha até o atletismo, ou o "xikunahiti", um esporte praticado pelos índios pareci e enawene-nawe, envolvendo dez jogadores, que passam a bola com a cabeça.

Os aikewara, do estado do Pará, os kaingang, do Sul, e os surui, do Amazonas, estão entre os 40 grupos étnicos que foram até Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, representando os 350 mil índios brasileiros.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página