Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2001 - 07h38

Desprezados comandam seleções rivais no Mundial

Publicidade

SILVIO NAVARRO
da Folha Online

Demitidos logo após a eliminação na Copa-1998, o holandês Guus Hiddink, 55, e o colombiano Hernán Darío Gómez, 45, vão ao Mundial-2002 comandando outras seleções.

A façanha maior foi do segundo treinador, que ficou atrás apenas da favorita Argentina nas eliminatórias sul-americanas e levou o Equador pela primeira vez na história à disputa da Copa.

Já seu país ficou a uma vitória de tirar o Uruguai da repescagem, que garantiu ao continente a quinta vaga no Mundial, após derrota por 1 a 0 e vitória por 3 a 0 sobre a Austrália.

A Holanda, que sacou Hiddink após a queda diante do Brasil nas semifinais, em disputa de pênaltis, protagonizou o vexame maior na Europa.

Sob a direção técnica de Louis van Gaal e com um conjunto estelar (Kluivert, Cocu, Davids, Seedorf, Stam, Van der Sars, Bergkamp, Overmars, Nilstelrooy e os irmãos De Boer), foi alijado por Portugal e Irlanda do Norte.

O técnico holandês agora tem a árdua tarefa de fazer uma boa campanha com a anfitriã Coréia do Sul, sem nenhuma tradição internacional _o mesmo que o francês Philippe Troussier terá no Japão.

No currículo de Hiddink, está o tetracampeonato nacional com o PSV Eindhoven, a seleção de 95 a 98, e o título mundial interclubes com o Real Madrid, em 98.

Gómez jogou no Deportivo Independiente, de Medelín, foi campeão colombiano de 81 no Atlético Nacional e defendeu a seleção em 1978, nos Jogos Centro-Americanos.

Depois, foi auxiliar de Francisco Maturana na seleção nacional de 1987 a 1994, incluindo as Copas da Itália e dos EUA. Na sequência, herdou o cargo participou da França-98.

Leia também:

  • Favorita e campeã mundial, França 'dita' a técnica na Copa-2002

  • Seleção campeã da Copa agora terá que disputar eliminatórias

  • Fifa libera patrocínio em uniformes de juízes

  • Bola oficial para a Copa de 2002 apresenta novo design

  • Paraguai tenta reduzir suspensão do goleiro Chilavert

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página