Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2001 - 18h56

Botafogo-SP é goleado pelo Gama e rebaixado à Série B

Publicidade

da Folha Ribeirão

Do céu ao inferno em apenas seis meses. Desde que perdeu aquela final do Campeonato Paulista para o Corinthians, em 27 de maio passado, o Botafogo saiu de um dos melhores momentos de sua história e acaba este ano numa triste decadência: rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Hoje, em Brasília, o Botafogo foi goleado pelo Gama por 5 a 0 em Brasília e excluído da elite do futebol brasileiro em 2002 _ano de Copa do Mundo.

Pior: o time de Ribeirão precisava vencer. Teoricamente, a equipe deveria atuar ofensivamente, mas jogou uma péssima partida e sem nenhuma disposição no ataque. O primeiro chute contra o gol do Gama ocorreu só aos 35 minutos _num escanteio_, mesmo assim sem perigo ao veterano goleiro Ronaldo.

Precisava também de um resultado negativo do Flamengo, que enfrentava o Palmeiras em Juiz de Fora (MG), mas isso não ocorreu. Os cariocas venceram por 2 a 0 e espantaram o fantasma do rebaixamento independentemente do resultado de Brasília.

A apatia do Botafogo foi tamanha que o Gama abriu o marcador logo aos 2min. O atacante Ânderson arriscou de fora da área e fez 1 a 0. Depois, o time da casa só administrou o resultado.

Ampliou o placar aos 43min, com o meia Lindomar. Três minutos depois, o atacante Mauro fez 3 a 0 de cabeça.

No segundo tempo, o Gama continuou dominando a partida. Lindomar teve duas chances para fazer o quarto gol, mas não conseguiu. Até que aos 10min, o meia Róbson fez de falta: 4 a 0.

A partir desse momento, o Botafogo praticamente parou em campo. Alguns jogadores estavam andando em campo. Por isso, o jogo ficou com fraquíssimo nível técnico. Tanto é que aos 35min já havia torcedores deixando o estádio Mané Garrincha.

Aos 37min, Paulo Henrique cruzou bola para Ânderson fazer 5 a 0, dessa vez de cabeça.

Com a goleada, o Botafogo terminou o Brasileiro na vice-lanterna, com 25 pontos, ao lado do América-MG _perdeu para os mineiros em saldo de gols. Os outros rebaixados foram os pernambucanos Sport e Santa Cruz.

Ao final da partida, o técnico Artur Neto não soube explicar a goleada humilhante. Admitiu a apatia da equipe e evitou falar sobre seu futuro no clube.

O rebaixamento do Botafogo no Brasileiro pode lhe custar a disputa na recém-criada Torneio Rio-SP. Se valer o que está escrito no folder de apresentação da competição, o clube de Ribeirão estará fora. Diz o documento: "Os clubes rebaixados no Brasileiro de 2001 não farão parte da constituição da Liga Rio-SP."

Além disso, o dirigente Eduardo José Farah, que comanda a futura liga, ameaçou excluir da competição o Botafogo _se o time de Ribeirão fosse rebaixado_, caso o São Caetano dispute a final do Campeonato Brasileiro.

O rebaixamento do Botafogo é resultado do fraco elenco no Brasileiro. Do time que conquistou o inédito vice-campeonato paulista este ano, poucos atletas sobraram. Os principais destaques da conquista _entre eles os hoje corintianos Doni, Luciano Ratinho e Leandro_ fizeram falta.

GAMA
Ronaldo (Noronha); Wilson Goiano, Jairo, Gérson e Rochinha; Nen, Róbston, Lindomar e Romualdo; Mauro e Anderson
Técnico: Sérgio Alexandre

BOTAFOGO-SP
Alessandro Magrão; Gustavinho (Dedimar), Rogério, Augusto e Henrique; Alex Henrique, Pereira, Adiel e Birinha (João Fumaça); Marco Denner e Jajá
Técnico: Arthur Neto

Local: estádio Mané Garrincha, em Brasília
Juiz: Giuliano Bozzano (SC)
Gols: Anderson, aos 2min, Lindomar, aos 42min, e Mauro, aos 45min do primeiro tempo. Robson, aos 10min, e Anderson, aos 37min do segundo

Leia mais sobre o Brasileiro:

  • Home

  • Artilheiros

  • Classificação

  • Regulamento

  • Calendário

  • Campeões

  • Curiosidades

  • História

  • Grupos de discussão

  • Divirta-se


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página