Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2007 - 20h14

Com Luxemburgo ao celular, Santos vence e deixa zona do rebaixamento

Publicidade

da Folha Online

Em jogo marcado pela ausência do treinador Vanderlei Luxemburgo, o Santos venceu o Juventude por 2 a 0, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Operado de apendicite na sexta-feira, o técnico santista assistiu pela TV à exibição de sua equipe, que, comandada por Serginho Chulapa, chegou a sete pontos na competição e escapou da zona de rebaixamento.

Com um gol de Cléber Santana no primeiro ataque que fez na partida, o Santos desestabilizou o adversário. Ao correr atrás do empate, o Juventude deu a chance do contra-ataque, que foi bem aproveitada pelo rival. Marcos Aurélio, ainda na etapa inicial, fez o segundo.

Longe do banco de reservas, Vanderlei Luxemburgo usou o telefone celular para comandar a equipe. De São Paulo, o treinador orientava Serginho Chulapa sobre as mudanças a serem feitas no time. E, também ao telefone, deu instruções para Moraes, Marcelo e Rodrigo Tabata, que entraram no segundo tempo.

A vitória foi apenas a segunda do Santos, atual campeão paulista, em seis rodadas no Nacional. Antes do triunfo deste domingo, o time havia derrotado apenas o Atlético-PR, também jogando fora de casa.

No próximo domingo, o time terá a chance de vencer pela primeira vez na Vila Belmiro pelo campeonato, no clássico contra o São Paulo. O Juventude joga no sábado, em casa, contra o Figueirense.

O jogo

Disposto a vencer para deixar a zona de rebaixamento, o Santos foi ao ataque e abriu o placar logo aos 2min. Pedrinho cobrou falta, a defesa gaúcha afastou mal e Cléber Santana chutou da entrada da área para fazer o primeiro gol santista.

Em desvantagem no placar, o Juventude tentou pressionar o time paulista, mas não conseguiu o empate e passou a dar espaço para os contra-ataques do adversário.

Aos 26min, o Santos teve boa chance de ampliar a vantagem no placar. Marcos Aurélio invadiu a área e chutou a bola rasteira, mas o goleiro Michel Alves caiu para fazer a defesa.

Marcos Aurélio teve nova chance aos 32min e não desperdiçou. Depois de boa jogada de Alessandro, o atacante antecipou-se à defesa rival e fez o segundo gol da equipe da Vila Belmiro.

No intervalo, o técnico Flávio Campos afirmou que pretendia deixar a equipe do Juventude mais ofensiva no segundo tempo, mas a estratégia não funcionou. O time do Santos passou a trocar passes, administrando o resultado.

A fim de aumentar a força do ataque, Vanderlei Luxemburgo pediu, via telefone celular, que o interino Serginho Chulapa trocasse Pedrinho e Renatinho por Rodrigo Tabata e Moraes.

Aos 28min, Michel teve a melhor chance do Juventude na partida. Com Fábio Costa caído, o atacante falhou na conclusão de perna esquerda e chutou por cima do gol.

Ao ver seu time ameaçado, Luxemburgo voltou a ligar para Caixas, pedindo que o zagueiro Marcelo entrasse em lugar do atacante Marcos Aurélio. Com o setor defensivo reforçado, o time santista conseguiu levar o 2 a 0 até o apito final.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página