Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2007 - 13h30

Dunga defende esquema com 3 volantes e vê seleção mais ofensiva

Publicidade

da Folha Online

O técnico da seleção brasileira, Dunga, defendeu o esquema com três volantes adotado na apertada vitória do Brasil por 1 a 0 sobre o Equador, na quarta-feira, e disse que a formação tinha como objetivo "atacar mais o time adversário".

Apesar do mau futebol apresentado pela seleção, inclusive na opinião dos próprios jogadores, o treinador negou que o esquema seja defensivo e que o time tenha entrado em campo para empatar --até mesmo uma derrota por um gol praticamente garantiria a classificação às quartas-de-final pelo Grupo B da Copa América da Venezuela.

"O Josué entrou para ganhar a segunda bola, já que o Equador era um time forte, que usa as jogadas aéreas. Entrei com esse esquema para ser mais agressivo e para não trazer o Equador para o nosso campo", disse Dunga após a vitória, que garantiu ao Brasil o segundo lugar no grupo, atrás do México.

"Não jogamos pelo empate, o time entrou para jogar mais na frente. Não é com atacantes que um time fica mais ofensivo", acrescentou o treinador, em tom irritado.

Dunga escalou o meio-campo com três volantes --Gilberto Silva, Mineiro e Josué-- e apenas Júlio Baptista, que não joga como armador, na criação de jogadas.

Apesar das afirmações de Dunga, o Brasil criou poucas chances de gol durante a partida e apresentou muitas dificuldades na saída de bola da defesa para o ataque com os três jogadores de marcação no meio-campo.

"O Equador é um time forte e eu precisava de um jogador assim. O Júlio Baptista é um homem de peso que ainda nos dá a opção da bola aérea", afirmou Dunga.

Para enfrentar o Chile, no sábado, pelas quartas-de-final, Dunga terá um time diferente em campo pela quarta vez em quatro jogos na competição, após a suspensão do lateral-direito Daniel Alves, que levou o segundo cartão amarelo.

Titular no primeiro jogo, Maicon se recupera de uma lesão no ombro e dificilmente terá condições de atuar.

O zagueiro Alex Silva foi improvisado na posição no segundo tempo do jogo com o Equador, mas Dunga deve optar pelo volante Elano para começar neste setor contra os chilenos.

"Não pus o Elano porque ele já tinha um cartão. O Alex já jogou nessa posição no São Paulo", afirmou Dunga, lembrando o esquema 3-5-2 adotado pelo São Paulo.

Independentemente das mudanças, o treinador afirmou que só vai decidir na sexta-feira a equipe que vai enfrentar o Chile nas quartas-de-final.

Com a Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página