Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2007 - 11h25

Dunga exalta quem "perdeu férias", mas diz que o time precisa melhorar

Publicidade

da Folha Online

O técnico da seleção brasileira de futebol, Dunga, reconheceu que o time precisa melhorar para chegar o título da Copa América, mas destacou o esforço dos jogadores depois da vitória nos pênaltis sobre o Uruguai, na terça-feira, pelas semifinais da competição venezuelana.

"Em todos os setores ainda precisamos de aperfeiçoamento. Temos que segurar mais a bola e jogar com tranqüilidade no meio-campo e jogar mais com os laterais. Podemos corrigir alguns defeitos até domingo", disse Dunga.

O treinador, porém, disse considerar que o time do Brasil tem um perfil vencedor. "Uma equipe, para ser vencedora, tem que saber sofrer. No momento difícil, tem que ter postura e lutar até o último instante", declarou.

Antes da entrevista coletiva, Dunga fez um agradecimento ao esforço dos jogadores por estarem na Venezuela durante as férias.

"Quero agradecer os jogadores da seleção porque deixaram suas férias e seus familiares. Estão há quase um mês concentrados e têm um comportamento exemplar", afirmou o treinador brasileiro após a classificação em Maracaibo.

"Queremos uma conduta e postura de campeões. Eles demonstraram amor, esforço e sacrifício pela seleção brasileira."

Apesar de não admitir, Dunga dá demonstrações de que ainda não digeriu o pedido de dispensa de Kaká e Ronaldinho da disputa da Copa América. Os dois jogadores pediram liberação da seleção brasileira alegando que precisavam de férias.

"O que eu fiz foi uma forma de agradecer quem trabalha comigo. Temos que valorizar quem está aqui", afirmou o treinador em tom irritado. "O Brasil tem estrelas na Copa América como Juan, Alex e Robinho. Quem não pôde vir, paciência", acrescentou.

O Brasil chegou à final da Copa América ao vencer o Uruguai nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal. Na decisão, a equipe enfrentará o vencedor do confronto entre Argentina e México.

Empolgado com a vitória sobre o Uruguai, o atacante Vágner Love acredita que Ronaldinho e Kaká não têm vaga garantida na seleção de Dunga. "Pelo trabalho que está sendo feito aqui e pelo grupo que temos, eles vão ter que brigar por vaga. Eles não têm vaga cativa não", declarou o atacante, que até agora marcou apenas um gol na Copa América

Final

O Brasil disputa no domingo a segunda final consecutiva de Copa América. Em 2004, o time então comandado por Carlos Alberto Parreira venceu a Argentina numa decisão por penalidades, no Peru.

Argentina e México decidem nesta quarta-feira, em Puerto Ordaz, quem será o outro finalista do torneio na Venezuela.

"Não temos que escolher adversário. As duas equipes têm condições de chegar à final. O México vem de uma competição [Copa Ouro] e a Argentina trouxe jogadores da Copa do Mundo. O que vier vai ser difícil", avaliou Dunga.

O Brasil perdeu para o México na estréia da Copa América, por 2 a 0, e a Argentina está invicta na competição. "No Brasil, o importante é o próximo resultado. Temos que pensar em ganhar", disse o técnico.

O capitão Gilberto Silva recebeu o segundo cartão amarelo e está fora da final da Copa América. O treinador brasileiro ainda não definiu o substituto do volante. "Estou feliz pela classificação para a final, mas triste por ficar de fora", lamentou Gilberto Silva.

Com a Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página