Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2007 - 14h24

Para Lula, vantagem de Cuba sobre o Brasil no ranking de medalhas é "natural"

Publicidade

da Folha Online

O presidente Lula disse nesta quinta-feira que considera normal a posição de Cuba no quadro geral de medalhas do Pan, à frente do Brasil. "Não é nenhuma vergonha ficar atrás de Cuba, porque o país tem uma tradição de 50 anos em competições esportivas", opinou.

Leia cobertura completa do Pan-2007

O país da América Central é o segundo no ranking geral com 1.662 medalhas --723 de ouro, 494 de prata e 445 de bronze. O Brasil vem na quinta posição com 766 conquistas --187 medalhas de ouro, 243 de prata, 336 de bronze.

"O Brasil, no entanto, começou a apostar no esporte há mais ou menos dez anos. Preparar um atleta para que ele dispute a medalha de ouro pode levar 15 anos", comentou o presidente.

Lula também revelou que praticou boxe na infância, mas desistiu por se tratar de uma modalidade muito "rigorosa". Ele ainda ressaltou o papel social do esporte na formação dos brasileiros.

"Podemos conquistar um jovem, que seria atraído para entrar no crime organizado, e transformá-lo em um medalhista", declarou.

O presidente também insistiu que a organização dos Jogos Pan-Americanos provará que o país tem condições de organizar a Copa-2014 e a Olimpíada-2016.

"Independentemente das medalhas conquistadas e do número de integrantes na delegação, o mais importante será a imagem que o Brasil pode construir no exterior sobre sua capacidade de organizar eventos dessa magnitude", afirmou Lula.

Lula também comentou sobre a Copa-2014 e disse que a maior parte do investimento para a construção e as reformas dos estádios serão feitos pela iniciativa privada.

Para o presidente, o governo do país é responsável por obras de infra-estrutura e transporte. "Os clubes são responsáveis pelos estádios", finalizou.

Com a Efe

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página