Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2007 - 12h42

João Derly vence com facilidade e está na final do judô

Publicidade

da Folha Online

Diante de um adversário tecnicamente inferior e que não o ameaçou em momento nenhum, o brasileiro João Derly venceu sua terceira luta neste domingo e chegou à final da categoria até 66 kg do judô nos Jogos Pan-Americanos. O brasileiro dominou todo o combate e garantiu sua primeira medalha na competição --em Santo Domingo-1999, foi o único judoca do país que ficou sem subir ao pódio.

Leia cobertura completa do Pan-2007

Derly começou a luta no ataque e antes do primeiro minuto de luta já vencia por vantagem de um koka, fruto de uma punição da arbitragem a seu adversário. Em vantagem, o brasileiro tentou explorar sua principal arma, a luta no chão.

Superior tecnicamente durante toda a disputa, o brasileiro ainda beneficiou-se de mais duas punições ao chileno. No final, fechou a luta por ippon.

Único brasileiro campeão mundial, Derly começou sua trajetória no Pan com uma vitória sobre o boliviano Juan Pablo Guzman, por ippon, nas oitavas-de-final. No segundo combate, contra o cubano Yordanis Arencibia, atual campeão pan-americano e medalha de bronze na Olimpíada de Atenas, o brasileiro só conquistou a vitória no "golden score", com uma punição dos árbitros ao adversário.

Com a vitória na semifinal, Derly garante pelo menos mais uma medalha de prata no judô. Nos três primeiros dias de competição, o Brasil conquistou três ouros, quatro pratas e dois bronzes. Apenas Flávio Canto, da categoria meio-médio (até 81 kg), ficou sem subir ao pódio --ele sofreu uma lesão na semifinal e não pôde disputar o bronze.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página