Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2007 - 16h14

Técnico da seleção de basquete desvaloriza Pan e mira vaga olímpica

Publicidade

JOSÉ RICARDO LEITE
da Folha Online

O treinador da seleção brasileira masculina de basquete, Lula Ferreira, criticou o nível técnico do Pan-Americano, torneio em que o país conquistou neste domingo a sua terceira medalha de ouro consecutiva, e ressaltou que a competição serviu apenas como preparação para a Copa América, que serve como classificatório para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Leia cobertura completa do Pan-2007

"O Pan será sempre nesse nível. Ele não é classificatório para nada. Por ser muito próximo da Copa América, ele obriga os times a pouparem os seus jogadores. O Pan foi apenas uma etapa. Agora, vamos à disputa da vaga olímpica", afirmou o treinador após a vitória por 86 a 65 sobre Porto Rico, que decidiu o torneio de basquete dos Jogos do Rio.

A equipe masculina do Brasil não participa de uma Olimpíada desde Atlanta-1996 e busca uma das duas vagas ofertadas pelo Pré-Olímpico, que acontece em Las Vegas (EUA), em agosto.

Para essa competição, Lula Ferreira terá a volta dos principais nomes do basquete brasileiro, como o ala-armador Leandrinho e os pivôs Nenê, Anderson Varejão e Thiago Splitter, todos vinculados a equipes da NBA, a liga norte-americana masculina profissional de basquete, que serão mesclados à nova geração apresentada no Rio.

"Eu não tenho o time na cabeça, mas se você pensar na experiência, teremos os doze nomes. Vinte jogadores serão testados, alguns com estágios mais avançados na carreira e outros iniciando a carreira. O Brasil vai escolher aqueles que mais contribuírem", conclui.

O armador Nezinho, um dos jogadores que não possuem "vaga certa" no Pré-Olímpico, afirmou que espera que o título do Pan-Americano favoreça os atletas que participaram da competição e que ainda buscam espaço no time.

"Espero que o Pan sirva para dar muitas certezas a ele [Lula Ferreira]", disse o jogador, que teoricamente disputa vaga com Marcelinho Huertas no grupo.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página