Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2007 - 10h21

Após o Pan, nadadores brasileiros miram Pequim em disputa na Ásia

Publicidade

FABIO GRIJÓ
da Folha de S.Paulo

Passada a competição "caseira" no Pan, quatro nadadores campeões nos Jogos do Rio começam seus projetos olímpicos na Tailândia, distante do Brasil, mas perto da China, o alvo de todos.

Eduardo Deboni, Nicholas Santos, Fernando Silva e Rebeca Gusmão disputam, a partir de sexta-feira, à 1h30 (de Brasília), a Universíade, uma espécie de Olimpíada para atletas universitários.

No torneio, eles terão contato com alguns possíveis rivais em Pequim-2008.

"Quanto mais competição de alto nível eles [os nadadores brasileiros] disputarem, melhor será a preparação. Afinal, o foco é a Olimpíada", diz Ricardo de Moura, diretor técnico da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).

Na última edição, em Izmir (TUR), em 2005, Nicholas Santos foi bronze nos 50 m livre e nos 50 m borboleta.

"Os EUA, por exemplo, irão a Bancoc [capital tailandesa, sede da Universíade] com uma equipe do mesmo perfil daquela do Pan: jovens que buscam espaço no time olímpico", afirma Moura.

Além do quarteto campeão pan-americano, também participação dos jogos universitários, na natação, Joanna Maranhão, Diogo Yabe, Felipe Lima, Luis Rogério Arapiraca, Daniel Orzechowski e Glauber Silva.

César Cielo e Nicolas Oliveira, ambos ouro no Pan, desistiram da disputa na Tailândia para seguir de férias.

No total, 10 mil atletas irão atuar em Bancoc em modalidades como atletismo, basquete, esgrima, futebol, ginástica, judô, saltos ornamentais, softbol, taekwondo, tiro e pólo aquático.

Nomes como Yao Ming (CHI) e Charles Barkley (EUA), no basquete, Nadia Comaneci (ROM), na ginástica, Michael Gross (ALE) e Matt Biondi (EUA), na natação, e Greg Louganis (EUA), nos saltos ornamentais, já atuaram na Universíade.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página