Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2007 - 15h43

Italiano recomeça com retorno da Juventus e de antigas forças

Publicidade

da Folha Online

Após uma edição comprometida pelos escândalos de armação de resultados, que levaram a Juventus à segunda divisão, a temporada 2007/08 do Campeonato Italiano começa neste final de semana não apenas com o retorno do maior campeão nacional à elite, como também com a volta de duas antigas forças do futebol do país.

A Juventus, dona de 27 "scudettos", assegurou sua presença na primeira divisão da atual temporada ao conquistar a última segunda divisão. No mesmo torneio, o Napoli, que venceu dois Italianos nos anos Maradona, e o Genoa, nove vezes campeão, também conseguiram o acesso.

Até por ter desmanchado o seu elenco por cair para a segunda divisão devido a uma ordem judicial, a Juventus foi o time grande que mais se mexeu no mercado. A promoção não foi suficiente para manter o francês Didier Deschamps como técnico. Seu substituto, o experiente Claudio Ranieri, comandou o processo de renovação da equipe.

Entre as principais contratações da equipe de Turim estão o lateral-direito tcheco Zdenek Grygera, o zagueiro português Jorge Andrade, os volantes Sergio Almirón e Antonio Nocerino, os meias Hasan Salihamidzic e Tiago Mendes, além do atacante Vincenzo Iaquinta, que terão a missão de se juntar aos remanescentes Gianluigi Buffon, Pavel Nedved, Alessandro del Piero e David Trezeguet para formar a nova Juventus.

O time dirigido por Ranieri reinicia o seu caminho na Série A contra o Livorno, neste sábado, em casa, com um discurso modesto para os padrões do clube. Nada de sonhar com o título. O objetivo é tentar terminar entre os quatro primeiros para voltar à Copa dos Campeões da Europa.

A aposta pouco ousada encontra explicação óbvia nos clubes de Milão, já que Inter, atual campeã italiana, e o Milan, detentor do título europeu, não apenas mantiveram as bases vencedoras, como contrataram bons reforços e deixaram seus elencos ainda mais fortes.

A Inter tinha problemas para encontrar o parceiro de ataque de Zlatan Ibrahimovic, já que Crespo, Adriano e Julio Cruz não conseguiram brilhar ao lado do sueco, e tenta agora suprir essa deficiência com a chegada do hondurenho David Suazo, que se destacava com a camisa do Cagliari.

O romeno Cristian Chivu, ex-Roma, é aposta do técnico Roberto Mancini para a lateral-esquerda, que via a disputa entre Fabio Grosso e Maxwell na última temporada. Ainda chegaram o zagueiro colombiano Nelson Rivas, que estava no River Plate, e o meia chileno Luis Jiménez, ex-Lazio.

O Milan, que disputou Suazo com o seu rival de cidade, foi buscar o jovem Alexandre Pato, 17, no Internacional como opção para o ataque. No meio-campo, trouxe o volante Emerson, que estava encostado no Real Madrid, e praticamente "ressuscitou" o francês Ibrahim Ba, 34, que defendeu o time no final da década de 1990.

Quem também aproveitou o mercado para aumentar o número de brasileiros em seu elenco foi a Roma, atual vice-campeã, que trouxe o zagueiro Juan, do Bayer Leverkusen-ALE, e o lateral-direito Cicinho, do Real Madrid.

Entre os times de menor expressão, a Fiorentina pode surpreender mesmo após perder o seu principal jogador, o atacante Luca Toni, para o Bayern de Munique. Com um técnico de primeiro escalão, Cesare Prandelli, a equipe resolveu investir em algumas jovens promessas, como o belga Anthony vanden Borre e o italiano Arturo Lupoli, que se juntam a bons nomes, como o goleiro francês Sebastien Frey e o atacante romeno Adrian Mutu.

Sábado
Lazio x Torino
Juventus x Livorno

Domingo
Fiorentina x Empoli
Genoa x Milan
Inter de Milão x Udinese
Napoli x Cagliari
Parma x Catania
Reggina x Atalanta
Siena x Sampdoria
Palermo x Roma

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página