Publicidade
Publicidade
13/01/2002
-
18h54
da Folha Online
Com a vitória do italiano Fabrizio Meoni, a categoria motos do Rali Dacar segue sendo dominada por Itália e França. Os dois países venceram as últimas 17 edições da prova.
A última vez que um piloto conseguiu quebrar hegemonia Itália-França foi em 1985, quando o belga Gaston Rahier foi o campeão, repetindo a conquista do ano anterior.
No período pós-85, somente franceses e italianos alcançaram o título nas motos. Destaque para o francês Stéphane Peterhansel, que ganhou seis vezes a competição _1991, 1992, 1993, 1995, 1997 e 1998.
Pelo lado italiano, o grande nome foi Edi Orioli, que conquistou quatro títulos _1988, 1990, 1994 e 1996. No geral, desde 1979, a França lidera o ranking, com 16 títulos, contra seis da Itália.
Em 24 edições da competição, o francês Hubert Auriol foi único que venceu na categoria motos e carros. Foram duas vitórias nas motos, em 1981 e 1983, e uma nos carros, em 1992.
Na categoria carros, o recordista de vitórias é o finlandês Ari Vantanen, que venceu o rali quatro vezes _1987, 1989, 1990 e 1991.
Os franceses Pierre Lartigue, campeão em 1994, 1995 e 1996, e René Metge, vencedor em 1981, 1984 e 1986, somam três vitórias.
Leia também:
Azevedo vence última etapa nos caminhões, mas fica em 10º no geral
Italiano Meoni conquista o bi na categoria motos do Dacar
Kolberg fica em 8º nos carros do Dacar; Masuoka e Maimon vencem
Confira a lista de campeões do Rali Dacar
Publicidade
Com a vitória do italiano Fabrizio Meoni, a categoria motos do Rali Dacar segue sendo dominada por Itália e França. Os dois países venceram as últimas 17 edições da prova.
A última vez que um piloto conseguiu quebrar hegemonia Itália-França foi em 1985, quando o belga Gaston Rahier foi o campeão, repetindo a conquista do ano anterior.
No período pós-85, somente franceses e italianos alcançaram o título nas motos. Destaque para o francês Stéphane Peterhansel, que ganhou seis vezes a competição _1991, 1992, 1993, 1995, 1997 e 1998.
Pelo lado italiano, o grande nome foi Edi Orioli, que conquistou quatro títulos _1988, 1990, 1994 e 1996. No geral, desde 1979, a França lidera o ranking, com 16 títulos, contra seis da Itália.
Em 24 edições da competição, o francês Hubert Auriol foi único que venceu na categoria motos e carros. Foram duas vitórias nas motos, em 1981 e 1983, e uma nos carros, em 1992.
Na categoria carros, o recordista de vitórias é o finlandês Ari Vantanen, que venceu o rali quatro vezes _1987, 1989, 1990 e 1991.
Os franceses Pierre Lartigue, campeão em 1994, 1995 e 1996, e René Metge, vencedor em 1981, 1984 e 1986, somam três vitórias.
Ano | Carros | Motos |
1979 | Guenestier-Teribaut-Lemordant (FRA) - CIV-Range Rover | Cyril Neveu (FRA) - Yamaha |
1980 | Freddy Kottulinski-Luffelman (SUE) - Volkswagen | Cyril Neveu (FRA) - Yamaha |
1981 | René Metge-Giroux (FRA) - Range Rover | Hubert Auriol (FRA) - BWW |
1982 | Claude Marreau-Bernard Marreau (FRA) - Renault | Cyril Neveu (FRA) - Honda |
1983 | Jacky Ickx (BEL)-Claude Brasseur (FRA) - Mercedes | Hubert Auriol (FRA) - BWW |
1984 | René Metge- Dominique Lemoyne (FRA) - Porsche | Gaston Rahier (BEL) - BWW |
1985 | Patrick Zaniroli-Jean da Silva (FRA) - Mitsubishi | Gaston Rahier (BEL) - BWW |
1986 | René Metge- Dominique Lemoyne (FRA) - Porsche | Cyril Neveu (FRA) - Honda |
1987 | Ari Vatanen (FIN)-Giroux (FRA) - Peugeot | Cyril Neveu (FRA) - Honda |
1988 | Juha Kankkunen-Juha Piironen (FIN) - Peugeot | Edi Orioli (ITA) - Honda |
1989 | Ari Vatanen (FIN)-Bruno Berglund (SUE) - Peugeot | Gilles Lalay (FRA) - Honda |
1990 | Ari Vatanen (FIN)-Bruno Berglund (SUE) - Peugeot | Edi Orioli (ITA) - Cagiva |
1991 | Ari Vatanen (FIN)-Bruno Berglund (SUE) - Citroën | Stéphane Peterhansel (FRA) - Yamaha |
1992 | Hubert Auriol-Philippe Monnet (FRA) - Mitsubishi | Stéphane Peterhansel (FRA) - Yamaha |
1993 | Bruno Saby-Dominique Serieys (FRA) - Mitsubishi Pajero | Stéphane Peterhansel (FRA) - Yamaha |
1994 | Pierre Lartigue-Michel Perin (FRA) - Citroën | Edi Orioli (ITA) - Cagiva |
1995 | Pierre Lartigue-Michel Perin (FRA) - Citroën | Stéphane Peterhansel (FRA) - Yamaha |
1996 | Pierre Lartigue-Michel Perin (FRA) - Citroën | Edi Orioli (ITA) - Yamaha |
1997 | Kenjiro Shinozuka (JPN)-Henry Magne (FRA) - Mitsubishi | Stéphane Peterhansel (FRA) - Yamaha |
1998 | Jean Pierre Fontenay-Gilles Piccard (FRA) - Mitsubishi | Stéphane Peterhansel (FRA) - Yamaha |
1999 | Jean Louis Schlesser-Philippe Monnet (FRA) - Schlesser | Richard Sainct (FRA) - BMW |
2000 | Jean Louis Schlesser (FRA)-Henri Magne (AND) - Schlesser-Renault | Richard Sainct (FRA) - BMW |
2001 | Jutta Kleinschmidt-Andreas Schulz (ALE) - Mitsubishi | Fabrizio Meoni (ITA) - KTM |
2002 | Hiroshi Masuoka (JAP)-Pascal Maimon (FRA) - Mitsubishi | Fabrizio Meoni (ITA) - KTM |
Leia também:
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Guga perde processo milionário no Carf e diz que decisão é 'lamentável'
- Super Bowl tem avalanche de recordes em 2017; veja os principais
- Brady lidera maior virada da história do Super Bowl e leva Patriots à 5ª taça
- CBF quer testar uso de árbitro de vídeo no Brasileiro deste ano
- Fifa estuda usar recurso de imagem para árbitros na Copa do Mundo-18
+ Comentadas