Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2007 - 09h12

Tuma Jr. cita Corinthians e discursa contra lavagem de dinheiro

Publicidade

ANDRÉA MICHAEL
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Ao tomar posse como secretário nacional de Justiça, o delegado de Polícia Civil Romeu Tuma Júnior anunciou que o órgão vai trabalhar para que exista maior controle sobre as operações financeiras relacionadas a esportes de massa, com destaque para o futebol.

Em seu discurso de posse, Tuma Júnior disse que a "lavagem de dinheiro, por meio dos esportes de massa, surge como nova modalidade criminosa transacional, estando a merecer uma profunda reflexão e enérgica ação por parte das instituições".

Ainda segundo o delegado, o DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional), subordinado à secretaria, "terá uma postura muito mais pró-ativa, do que somente a passividade de quem é chamado a intervir ou a cooperar" em investigações relacionadas ao mundo dos esportes.

Depois de tomar posse, em entrevista à imprensa, o secretário voltou ao tema. Disse que é necessário um maior controle do futebol. Citou nominalmente o Corinthians como um caso público de supostas irregularidades praticadas na seara da lavagem de dinheiro.

Dirigentes do clube e da parceira MSI são réus em processo na Justiça Federal por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. "Temos um caso público, que é o Corinthians. A gente sabe que esse tem se tornado um novo caminho para a ação do crime organizado. O futebol hoje não tem muitos parâmetros", declarou.

Deu como exemplo a venda de jogadores, transações que não têm preços de referência e muitas vezes são pagas em operações financeiras no exterior. "A gente precisa ter um controle maior. Vamos ter uma ação muito pesada nessa área." Tuma Jr. disse que uma das ações do DRCI será rastrear operações financeiras de clubes e dirigentes suspeitas, no Brasil e no exterior.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
gilberto scarpa (331) 21/11/2009 11h13
gilberto scarpa (331) 21/11/2009 11h13
carissimo ANTONIO GONÇALVES : eu so falo besteiras pra voce porque o que voce gosta mesmo é de escutar factoides de seu """ timão """ coisas que não existem mas, eu não, me divirto tanto com voces e faço gozação que voces fingem não entender.. fica aí na tua e só opine quando tiver certeza... sem opinião
avalie fechar
gilberto scarpa (331) 21/11/2009 09h08
gilberto scarpa (331) 21/11/2009 09h08
9,00 horas do dia 21/ 11/2009, será que os funcionarios - curintianos - deste mural já iniciaram suas cronicas para serem publicadas aqui neste mural ???? que tem coisa aí, lá isso tem ??????
juntos, decatarro, miss sylvia, tosatti e a. gonçalves conseguiram a proeza de mais de 1.000 inserções , falando...falando...coisas do timão ... isso mesmo coisas do timão, que só eles acreditam???
uma mentira dita mil vezes passa a ser verdade e isto foi utilizado na guerra ( 2a. ) pelos alemães ???
será que estas figuras carimbadas sabem coisas da 2a. grande guerra ??? não acredito mas ,sei, sim que eles sabem perfeitamente o que é """timão """
sem opinião
avalie fechar
Edson de Araujo (2) 03/12/2007 10h26
Edson de Araujo (2) 03/12/2007 10h26
PASSO FUNDO / RS
E dá-lhe "timão" na segunda divisão! E é bom já irem comprando o acesso para 2009, porque se for na bola, vão mofar lá.
Mas quem sabe encontram algum jeito: não é possível que o "grandioso timão" não consiga reverter os pontos de pelo menos um jogo do campeonato que acabou.
Podem contar com o apoio de alguns comentaristas e emissoras. Era visível (e lamentável) o desapontamento de certo narrador "neutro" na televisão.
Foi aonde mesmo o jogo ontem? Eu assisti ao jogo inteiro e só vi uma torcida, provavelmente havia uns 40.000 corinthianos no Olímpico!
Não tenho como expressar minha alegria com o ocorrido. Quem dera eu pudesse escrever uma coluna no jornal, ao invés de um breve e contido comentário...
19 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (99)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página