Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2007 - 09h25

Após ficar fora do Pan, Teixeira defende preparação européia da seleção de hipismo

Publicidade

FÁBIO GRIJÓ
da Folha de S. Paulo

Vitor Alves Teixeira ficou fora dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em julho. Disputou as seletivas em solo nacional e recorreu à Justiça contra a Confederação Brasileira de Hipismo por discordar dos critérios de formação do time. Para a competição, foi convocado o "europeu" Pedro Veniss, que não disputou o classificatório no Brasil.

Agora, quase dois meses após os Jogos, Teixeira defende que a preparação final para a Olimpíada de Pequim-2008 seja na Europa.

"O Pan provou que se pode fazer uma seleção aqui [com cavaleiros que moram no Brasil]. O Cesinha [César Almeida, o único classificado na seletiva nacional] zerou os dois percursos no dia da disputa da medalha por equipes", diz Teixeira, citando a conquista da medalha de ouro por equipes.

"Mas, para a Olimpíada, o ideal é pré-seleção de alguns conjuntos no país para seguir para a Europa, onde devem ser feitas a seleção e a preparação final para Pequim. Para Olimpíada e Mundial, é necessário isso, não em função do cavaleiro, mas do cavalo", acrescenta.

A definição da equipe na Europa é bandeira levantada por nomes como o campeão olímpico Rodrigo Pessoa e os cavaleiros "europeus". A regra valeria para o Pan-2007, mas foi alterada pelo presidente da CBH, Mauricio Manfredi, em fevereiro, após assumir a entidade.

A mudança deu início às divergências que marcaram as seletivas para os Jogos. Após a competição, durante o Concurso de Salto Athina Onassis, Pessoa desabafou. O principal cavaleiro do país afirmou que a disputa pela vaga na Justiça foi uma "briga sem escrúpulos e de baixo nível" e que o ouro foi um cala-boca.

Na seletiva brasileira, só um ginete atingiu os parâmetros exigidos. A CBH ainda não decidiu como será o processo de formação do time nacional para Pequim-2008.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página