Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2000 - 17h25

Hélio Castro Neves vence sua segunda prova na Indy

Publicidade

da Folha de S.Paulo

France Presse

Neves (esq.), Ferran e Fittipaldi

O brasileiro Hélio de Castro Neves, da Penske, venceu neste domingo as 200 Milhas de Mid-Ohio, 13ª etapa da Indy, e conquistou sua segunda vitória na carreira, segunda também na atual temporada -a primeira havia ocorrido no GP de Detroit, em junho.

Além de Castro Neves, outros dois brasileiros completaram o pódio no circuito misto de Lexington, nos EUA. Gil de Ferran, também da Penske, foi o segundo colocado, e Christian Fittipaldi, da Newman-Haas, o terceiro.

Esta foi a segunda vez no ano que três pilotos brasileiros terminam uma prova nas três primeiras posições. A primeira aconteceu há pouco mais de um mês, no GP de Portland, oitava etapa do Mundial. Na ocasião, Ferran foi o primeiro, seguido por Roberto Moreno -que hoje terminou apenas na 11ª colocação- e Christian Fittipaldi.

Castro Neves, que hoje levou a Honda à sua 50ª vitória na categoria, tornou-se o segundo brasileiro a vencer mais de uma prova em 2000 -Gil de Ferran já havia vencido duas vezes. Além dos dois, Cristiano da Matta e Roberto Moreno também já venceram um GP cada um na temporada.

Esta foi a sexta vitória brasileira neste ano, marca que supera os cinco triunfos de Emerson Fittipaldi na temporada de 89, quando o brasileiro ficou com o título.

Dos 25 pilotos que começaram a prova de hoje, apenas 14 completaram a corrida. Ferran, que saiu na pole, largou bem e manteve a liderança até a primeira rodada de pit stops. Após a primeira parada, Castro Neves, que vinha em segundo, assumiu a ponta, de onde não saiu mais até completar as 83 voltas da prova.

Fora os três brasileiros que terminaram no pódio, o melhor representante do país nas 200 Milhas de Mid-Ohio foi Roberto Moreno, o 11º colocado. Tony Kanaan, da Mo Nunn, envolveu-se em um acidente no final da prova e chegou na 13ª posição. Cristiano da Matta, da PPI, que há duas semanas venceu o GP de Chicago, teve problemas em seu carro e não conseguiu completar a prova.

Maurício Gugelmin, Tarso Marques, Gualter Salles e Luiz Garcia Jr., também não chegaram ao final do GP de hoje.

Juan Pablo Montoya (Ganassi), atual campeão da Indy e que correrá na F-1 em 2001, teve problemas em seu carro e abandonou.

O norte-americano Michael Andretti, companheiro de Christian Fittipaldi na Newman-Haas e líder da temporada, teve problemas e terminou a corrida na oitava posição. Faltando apenas sete provas para o final da temporada, Andretti agora soma 126 pontos.

Roberto Moreno, da Patrick, que já chegou a liderar a classificação do Mundial, agora ocupa a terceira posição na tabela, com 100 pontos. Com o resultado de hoje, Ferran assumiu o segundo lugar e tem 106 pontos.

A próxima etapa da Indy acontece domigo que vem, no circuito misto de Road America -o mais longo da categoria, com 6,4 quilômetros-, com as 200 Milhas de Elkhart Lake, em Wisconsin.

Leia mais sobre esporte na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página