Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2002 - 08h31

"Sexo" vai financiar atletas colombianos

Publicidade

RODRIGO UCHÔA
da Folha de S.Paulo

A Colômbia lançou o "imposto do amor". Assim ficou conhecida a cobrança de 2% sobre as contas de motel, com a qual o Departamento de Valle del Cauca (sudoeste do país) pretende financiar seus projetos esportivos.

"Quanto mais amor houver entre os casais, melhor será para o esporte", disse à Folha, por telefone, o deputado conservador Carlos Charry. Ele é o autor do projeto aprovado em Cali (capital do departamento) no mês passado.

"São só 2% sobre o valor de cada conta paga em motéis e "residências" (quartos alugados por hora), não é nada exorbitante", contemporizou o deputado.

Até o final deste ano, o governo departamental calcula arrecadar aproximadamente US$ 1,3 milhão nos mais de 120 "estabelecimentos do amor" da região.

O governador Germán Villegas afirmou que o imposto será usado exclusivamente nas atividades esportivas de base e na manutenção de estádios e parques.

"Temos de incentivar novos valores. Isso é bom para todos, até para o Brasil, onde brilharam estrelas de primeira grandeza nascidas em Valle del Cauca, como Faustino Asprilla e Freddy Rincón", afirmou o comentarista esportivo Adolfo Cantaro.

O "imposto do amor" é inédito na Colômbia, mas, segundo o governador Villegas, há outras regiões interessadas na iniciativa.

Apesar do otimismo dos políticos, a medida não foi bem recebida pelos empresários do ramo "moteleiro". "Em um país com poucos investimentos e muito desemprego, isso é um atentado", declarou o dono do motel "Gueixa do Sul", Francisco Rodríguez.

Outros donos de motel se queixam de que o imposto vai diminuir a clientela. Charry responde: "Na verdade não é um imposto, apenas uma sobretaxa".

"O motel não é uma mina de prata. Sobretaxa ou sobrecama, não importa, é um sobrecusto para os negócios, que já não aguentam mais tantos impostos", disse um dos donos de motel, que preferiu não ser identificado.

Ele afirma que a medida atinge uma classe de empresários que não têm como se defender: "Esse imposto veio no lugar de um outro que não foi aprovado e que incidiria sobre as contas de telefones fixos e celulares.
As grandes multinacionais de serviços telefônicos, essas sim, têm como influenciar os nossos deputados".

Valle del Cauca tem por volta de 3,2 milhões de habitantes. Sua economia baseia-se principalmente na agricultura _é o maior produtor de cana-de-açúcar do país_ e na pecuária.

A idéia de taxar os motéis acontece em um bom momento para o esporte colombiano.

Apesar de ter ficado de fora da Copa-2002, a seleção de futebol conquistou no ano passado, pela primeira vez, a Copa América.

Antes, na Olimpíada de Sydney (Austrália), em 2000, a Colômbia havia conquistado a primeira medalha de ouro de toda a sua história, com María Isabel Urrutia no levantamento de peso.

Nas pistas, o vizinho brasileiro também brilhou, graças a Juan Pablo Montoya, que venceu uma corrida na última temporada de F-1 e se candidatou a ser o grande rival de Michael Schumacher.

No ciclismo, um dos esportes preferidos dos colombianos, o momento também é bom.

Santiago Botero, de Bogotá, terminou a Volta da França-2001, prova mais tradicional da modalidade, em sétimo lugar. Depois, no Mundial de Portugal, conquistou uma medalha de bronze, no primeiro pódio colombiano na história da competição.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página