Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2000 - 08h57

Canguru e coala são preteridos na escolha de mascote dos Jogos

Publicidade

das agências internacionais

Os animais mais conhecidos entre os marsupiais australianos, o canguru e o coala, perderam a vez para outros bichos do país na escolha dos mascotes da Olimpíada de Sydney.

Em vez de Skippy, o canguru, e Blinky Bill, o coala, os personagens Syd, Millie e Olly foram escolhidos como marcas registradas dos Jogos.

"A opinião pública deixou evidente que os australianos queriam mostrar ao mundo nossos outros animais. O coala e o canguru já são bem conhecidos'', dizem os organizadores dos Jogos de Sydney, explicando a escolha dos outros mascotes.

Syd é um ornitorrinco, um mamífero exclusivamente australiano que tem o bico de um pato, o corpo de uma lontra e a cauda de um castor. Ele põe ovos e tem glândulas mamárias. O macho chega a alcançar 50 centímetros de comprimento e pesa cerca de 1,7 quilos. Os ornitorrincos usam as patas dianteiras, que têm membranas especiais, para nadar e viver em túneis ou tocas de até 20 metros em margens de rios. Eles comem crustáceos, rãs e minhocas.

Millie é uma équidna, o parente mais próximo do ornitorrinco. Como esse último, é um mamífero e pões ovos. Coberta com espinhos afiados, tem uma língua que chega a 18 centímetros de comprimento, coberta com uma secreção pegajosa que é usada para capturar formigas. As équidnas chegam a ter 30 centímetros e a pesar cerca de sete quilos.

Olly é um dacela, o maior de todos os martins-pescadores, que chega a até 42 centímetros e pesa até 500 gramas. Encontrado tanto na cidade quanto no campo, o dacela emite um som semelhante a uma gargalhada humana. Alimenta-se de cobras e insetos grandes.

Os mascotes oficiais foram introduzidos durante os Jogos de Inverno de Grenoble, na França, em 1968. Tornaram-se um dos maiores sucessos de marketing dos Jogos. São ligados aos produtos oficiais e vendidos como brinquedos, trazendo milhões de dólares para os organizadores.

Leia mais sobre os Jogos Olímpicos de Sydney

Leia mais sobre esporte na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página